Gênero, Educação e a ampliação da Cidadania em De Gouges, Wollstonecraft e Floresta
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i39.59303Palavras-chave:
Filosofia Moderna. Gênero. Filósofas. Cidadania. EducaçãoResumo
O presente artigo tem como objetivo enfatizar a importância de De Gouges, Wollstonecraft e Floresta para a construção da filosofia política moderna centralizando, portanto, a análise em dois pontos fundamentais para a compreensão da crítica empenhada pelas respectivas filósofas e, são esses: a ampliação da pessoa ético-política por meio da reformulação do sujeito considerado cidadão e a educação igualitária em oposição aos papéis de gênero. Por fim, conclui-se que as filósofas em questão trazem contribuições inovadoras para os estudos filosóficos de gênero, educação e política mesmo que o ensino das mesmas – assim como de outras filósofas – seja ainda um território de disputas dentro dos cursos de filosofia de todo o país.Referências
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