JUEGO, TEXTO, Y DECONSTRUCCIÓN: UN ANÁLISIS DE LA FRASE “AHORA NO” EN ANTE LA LEY DE KAFKA Y LA AUSENCIA DE VOZ EN EL VIDEOJUEGO “GRIS”
Resumo
O presente artigo equipara o jogo segundo Platão à ambivalência da literatura e dos jogos derridianos, no que diz respeito às formas lúdicas de narração no videogame espanhol “Gris”. Para tanto, aborda-se a noção de jogo a partir do diálogo Leis de Platão. A seguir, analisa-se a interpretação especial de Derrida da história Antes da Lei, de Frankz Kafka. E, por fim, analisa-se a narrativa do videogame, enfatizando a ausência de voz e diálogo na história, bem como a experiência do jogador como subjetividade sensível que participa do sentido da narrativa. Toda esta viagem é feita com o propósito de demonstrar que no videojogo “Gris” não se expressa uma narrativa clara e autoritária, mas que o jogador mergulha numa viagem de autodescoberta (de si mesmo e do protagonista), dado que no preto e branco desaparecem da tela, dando lugar a figuras visualmente atraentes que despertam algo na subjetividade do jogador.
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Copyright (c) 2024 Juliana Bueno Acuña
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