O INÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFESSORAS/ES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: dilemas e desafios do primeiro ano de inserção profissional

Autores/as

Palabras clave:

Palavras-chave, Formação de professores. Iniciação à docência. Professores iniciantes de Educação Física. Educação Física Escolar.

Resumen

Este artigo relata os resultados de uma pesquisa que objetivou compreender as percepções de professores/as iniciantes de Educação Física sobre o primeiro ano de inserção profissional na escola. Para tal, realizamos a pesquisa com três professores/as de Educação Física, licenciados pela Universidade Federal de Minas Gerais, que estavam no primeiro ano de exercício profissional e que atuavam em escolas públicas e/ou privadas, na cidade de Belo Horizonte. A pesquisa é de cunho qualitativo descritivo. Foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas, duas com cada um dos docentes participantes. A metodologia de análise baseou-se na análise de conteúdo, o que possibilitou a construção de categorias temáticas. Os dados produzidos na investigação apontam para a dificuldade dos professores iniciantes de construírem um efetivo diálogo e comunicação com os estudantes, de lidarem com os dilemas do processo de construção do planejamento de ensino em meio ao contexto de uma disciplina com baixa prescrição curricular e de se defrontarem com a necessidade de adaptação e domínio das condições ambientais da sala de aula da EF. Tais situações se apresentam como elementos da realidade que potencializam o choque da realidade, como também, possibilitam a exploração e descoberta da profissão.  

 

Biografía del autor/a

Ranucy Campos Marçal da Cruz, IFMG

Licenciada em Educação Física pela UFMG em 2012, especialista em Educação Física escolar pela PUC - Minas em 2015, Mestre em Educação pela UFMG em 2019. Professora EBTT de Educação Física no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

José Angelo Gariglio, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em bacharelado e licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), especialista em educação física escolar pela PUC-Minas (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor efetivo do magistério superior da Universidade Federal de Minas Gerais. É professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.Coordenador e professor do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede - Polo da UFMG.Professor do Programa de Pós-Graduação em Conhecimento e Inclusão Social em Educação da FAE/UFMG.

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Publicado

2021-11-27

Número

Sección

Artigos