O INÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFESSORAS/ES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: dilemas e desafios do primeiro ano de inserção profissional
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Palavras-chave, Formação de professores. Iniciação à docência. Professores iniciantes de Educação Física. Educação Física Escolar.Abstract
Este artigo relata os resultados de uma pesquisa que objetivou compreender as percepções de professores/as iniciantes de Educação Física sobre o primeiro ano de inserção profissional na escola. Para tal, realizamos a pesquisa com três professores/as de Educação Física, licenciados pela Universidade Federal de Minas Gerais, que estavam no primeiro ano de exercício profissional e que atuavam em escolas públicas e/ou privadas, na cidade de Belo Horizonte. A pesquisa é de cunho qualitativo descritivo. Foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas, duas com cada um dos docentes participantes. A metodologia de análise baseou-se na análise de conteúdo, o que possibilitou a construção de categorias temáticas. Os dados produzidos na investigação apontam para a dificuldade dos professores iniciantes de construírem um efetivo diálogo e comunicação com os estudantes, de lidarem com os dilemas do processo de construção do planejamento de ensino em meio ao contexto de uma disciplina com baixa prescrição curricular e de se defrontarem com a necessidade de adaptação e domínio das condições ambientais da sala de aula da EF. Tais situações se apresentam como elementos da realidade que potencializam o choque da realidade, como também, possibilitam a exploração e descoberta da profissão.
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