A IMPOSSIBILIDADE PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO

Auteurs

Mots-clés :

Pandemia. Ensino Remoto. Educação Física. Prática e cultura corporal.

Résumé

No segundo semestre do ano de 2019 e no ano de 2020 o mundo tem enfrentado uma pandemia que modificou, sobremaneira, as relações sociais em todas as suas dimensões. A pandemia do Coronavirus Disease 2019 e as medidas de isolamento social alteraram as relações de produção e trouxeram modificações em todas as esferas da sociabilidade humana. E é nesse contexto pandêmico e de consequente crise política, econômica e social que se pretende analisar neste artigo como a pandemia e a utilização do ensino remoto na Educação Física fere o princípio do desenvolvimento das práticas corporais como componente central para a materialização da cultura corporal. Trata-se do resultado de uma pesquisa que adotou como método de abordagem o materialismo histórico dialético e como procedimentos metodológicos a pesquisa documental e bibliográfica. Concluiu-se que o ensino remoto, independentemente do componente curricular, produz a intensificação e precarização do trabalho docente, na medida em que, neste formato de ensinar,  a infraestrutura  é insuficiente ou inexistente; a falta de formação e experiência com as plataformas digitais e sua rápida absorção no trabalho do professor prejudica o processo educacional, acarretando sobrecarga aos sujeitos envolvidos no processo e, principalmente, na disciplina de Educação Física.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Aline Silva Andrade Nunes, Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Professora de Educação Física do IFMA. Mestre em Educação pela UFMA e doutoranda em Educação Física pela UnB

Elen de Fátima Lago Barros Costa, Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Professora do Magistério Superior do Instituto Federal do IFMA. Professora do PROFEPT/IFMA. Doutora em Educação pela UFSCAR

Lícia Cristina Araújo da Hora, Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Professora da área de Educação do IFMA. Mestre em Educação pela UFF

Références

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. 1. ed., São Paulo: Boitempo, 2018.

ANTUNES, Ricardo. Trabalho remoto e a precarização do ensino. Youtube. 28 de maio de 2020.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

AGLETON, Terry. A ideia de cultura. Editora Unesp, 2005.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo : Atlas, 2002.https://www.youtube.com/watch?v=Hoc-XwKQ7kg&feature=youtu.be. Acesso em: 26/08/20.

HUWS, Úrsula. The Making of a Cybertariat: virtual work in a real world. Nova York: Monthly Review Press; Londres: The Merlin Press, 2003.

IANNI, Octávio. A construção da categoria. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 397-416, abr.2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639917/7480. Acesso em: 26/08/2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal, 2018. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/bibliotecacatalogo?view=detalhes&id=2101705>. IBGE, 2020.

JUSTO, Sandro de Mello. Cultura corporal e consciência de classe: o “coletivo” na construção de uma perspectiva marxista de educação física escolar. Dissertação (Mestrado) do PPGE, Universidade Federal Fluminense, ano 2012.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003.

MARX, Karl. Manuscritos Economia y Filosofia. Madri: Editorial Alianza, 11º Ed., 1985.

MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2006.

MARX, Karl. O Capital: crítica a economia política. Livro I. Tradução de Reginaldo Sant`Anna. 30. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

REIS, Ronaldo Rosas. Trabalho e conhecimento estético. Trabalho, Educação e Saúde, Niterói, v. 02, n. 02, p.227-250, 2004.

SOUZA, Arthur Gomes, EVANGELISTA Olinda. Pandemia! Janela de oportunidade para o capital educador in: Blogue Contra Poder disponível em: https://contrapoder.net/colunas/pandemia-janela-de-oportunidade-para-o-capital-educador/. Acesso 15 de junho de 2020.

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UFMA. Estratégias de prevenção e controle da COVID-19. In: UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UFMA. Curso O novo coronavírus e a COVID-19. São Luís: Junho, 2020.

Publiée

2021-08-02

Numéro

Rubrique

Artigos de Revisão