Ensino de geografia: contribuições para uma educação antirracista

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DOI:

https://doi.org/10.59508/geoafrica.v3i9.63910

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Educação antirracista, Lei 10.639/2003, Lei 11.645/2008

Resumo

A Lei n.º 10.639/2003, que versa sobre a obrigatoriedade de práticas com temáticas de História e Cultura Afro-Brasileira está completando 20 anos. Além disso, há 15 anos foi promulgada a Lei 11.645/2008, que inclui o ensino obrigatório da cultura indígena. Entretanto, há pouco engajamento em relação ao cumprimento das referidas leis nas escolas do país.  Diante disso, é imperativo que professores desenvolvam práticas pedagógicas orientadas pela educação das relações étnico-racial na geografia escolar. Para isso, é preciso se valer dos princípios da interculturalidade para destacar à representatividade da população não branca. Neste estudo, a temática é abordada de modo teórico-metodológico a partir de uma revisão bibliográfica. A pesquisa tem como objetivo mostrar as abordagens baseadas em perspectivas afro-brasileiras e indígenas, além de abordar a importância da aplicação da legislação, a partir de práticas pedagógicas antirracistas para o ensino em geografia. É relevante a sensibilização para despertar nos professores e educandos o pertencimento de vivência, buscando a construção de espaços plurais, reproduzindo lugares e fortalecendo suas identidades nestes espaços.

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Publicado

2024-05-09