Ensino de geografia: contribuições para uma educação antirracista
DOI:
https://doi.org/10.59508/geoafrica.v3i9.63910Keywords:
Ensino de geografia, Educação antirracista, Lei 10.639/2003, Lei 11.645/2008Abstract
A Lei n.º 10.639/2003, que versa sobre a obrigatoriedade de práticas com temáticas de História e Cultura Afro-Brasileira está completando 20 anos. Além disso, há 15 anos foi promulgada a Lei 11.645/2008, que inclui o ensino obrigatório da cultura indígena. Entretanto, há pouco engajamento em relação ao cumprimento das referidas leis nas escolas do país. Diante disso, é imperativo que professores desenvolvam práticas pedagógicas orientadas pela educação das relações étnico-racial na geografia escolar. Para isso, é preciso se valer dos princípios da interculturalidade para destacar à representatividade da população não branca. Neste estudo, a temática é abordada de modo teórico-metodológico a partir de uma revisão bibliográfica. A pesquisa tem como objetivo mostrar as abordagens baseadas em perspectivas afro-brasileiras e indígenas, além de abordar a importância da aplicação da legislação, a partir de práticas pedagógicas antirracistas para o ensino em geografia. É relevante a sensibilização para despertar nos professores e educandos o pertencimento de vivência, buscando a construção de espaços plurais, reproduzindo lugares e fortalecendo suas identidades nestes espaços.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).