Ensino de geografia: contribuições para uma educação antirracista
DOI:
https://doi.org/10.59508/geoafrica.v3i9.63910Palabras clave:
Ensino de geografia, Educação antirracista, Lei 10.639/2003, Lei 11.645/2008Resumen
A Lei n.º 10.639/2003, que versa sobre a obrigatoriedade de práticas com temáticas de História e Cultura Afro-Brasileira está completando 20 anos. Além disso, há 15 anos foi promulgada a Lei 11.645/2008, que inclui o ensino obrigatório da cultura indígena. Entretanto, há pouco engajamento em relação ao cumprimento das referidas leis nas escolas do país. Diante disso, é imperativo que professores desenvolvam práticas pedagógicas orientadas pela educação das relações étnico-racial na geografia escolar. Para isso, é preciso se valer dos princípios da interculturalidade para destacar à representatividade da população não branca. Neste estudo, a temática é abordada de modo teórico-metodológico a partir de uma revisão bibliográfica. A pesquisa tem como objetivo mostrar as abordagens baseadas em perspectivas afro-brasileiras e indígenas, além de abordar a importância da aplicação da legislação, a partir de práticas pedagógicas antirracistas para o ensino em geografia. É relevante a sensibilização para despertar nos professores e educandos o pertencimento de vivência, buscando a construção de espaços plurais, reproduzindo lugares e fortalecendo suas identidades nestes espaços.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).