Para uma Pedagogia da Variação no Ensino Médio: Pesquisa Sociolinguística sobre Pronomes Pessoais

Autores

  • Leandro Silveira Fleck Universidade Federal do Pampa
  • Taíse Simioni Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2017.v19n2a10130

Palavras-chave:

Sociolinguística, variação linguística, ensino, pronomes pessoais.

Resumo

O nosso objetivo neste trabalho é o de apresentar uma unidade didática que teve como tema a variação no paradigma pronominal na posição de sujeito, sendo discutida a questão da inserção do você e do a gente como formas inovadoras. A construção da unidade didática e sua análise tiveram como pressupostos teóricos a sociolinguística laboviana (LABOV, 2008) e a proposta de uma pedagogia da variação linguística (FARACO, 2008). Como parte da metodologia, a unidade didática foi planejada e aplicada em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Itaqui (RS). A partir da proposta de uma pesquisa de campo, os alunos realizaram a análise do paradigma tradicional, que, de maneira geral, é omisso ou pouco consistente em relação aos pronomes inovadores, comparando-o com o resultado da pesquisa de campo. Tal pesquisa revelou, dentro dos seus limites, que tanto o você quanto o a gente são facilmente encontrados na fala e na escrita dos falantes do município gaúcho de Itaqui, e isto abriu caminho para que a variação linguística fosse discutida em sala de aula, de maneira que a teoria e a prática estivessem unidas. Essa proposta de trabalho envolvendo os alunos foi pensada como forma de atestar a importância de se criar espaço para a pedagogia da variação linguística, impregnando, dessa forma, o ambiente escolar com a pesquisa a respeito da língua, como proposto por Bagno (2007).

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Publicado

2017-12-29

Edição

Seção

III. Para o tratamento de norma e variação no ensino de gramática