PERCEPÇÃO DO TRAÇO DA SONORIDADE NAS OBSTRUINTES: CONSCIÊNCIA FONÊMICA E NORMA ORTOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2018.v20n2a18009

Palavras-chave:

consciência fonológica, obstruintes, sonoridade, norma ortográfica, ensino de português,

Resumo

Percebe-se, atualmente, que muitos alunos chegam aos anos finais do Ensino Fundamental II com inúmeras dificuldades em escrita, apresentando diversos desvios ortográficos, entre os quais se destaca a troca entre grafemas que representam fonemas que se distinguem pela sonoridade. Esse fato dificulta o uso competente da escrita, inclusive em suas práticas sociais. Sendo assim, a presente pesquisa de intervenção educacional, de cunho interpretativo, teve como objetivo elaborar atividades didáticas para cinco alunos de 8º ano do Ensino Fundamental, que privilegiam a reflexão sobre as relações fonêmico-grafêmicas. A análise das respostas dadas constatou que os alunos têm hiatos relevantes no desenvolvimento da consciência fonológica e, consequentemente, dificuldades para representar ortograficamente determinadas palavras. Propõe-se, como possível solução para a dificuldade identificada, que o trabalho de desenvolvimento da consciência fonológica inicie desde a Educação Infantil. Para tanto, sabe-se que os profissionais da Educação precisam ser devidamente preparados. Além disso, é preciso buscar estratégias eficazes para o desenvolvimento da Consciência Fonológica de alunos que não mais estão na fase de alfabetização.

 

Palavras-chave: Consciência fonológica. Obstruintes. Traço de sonoridade. Norma ortográfica. Ensino de Português.

Biografia do Autor

Tania Mikaela Garcia Roberto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mikaela Roberto é professora adjunta de Língua Portuguesa dos cursos de Letras da UFRRJ. É doutora em Psicolinguística pela UFSC, com estágio sanduíche na Université Libre de Bruxelles (ULB, 2006), tem mestrado em Línguística Aplicada pela UFSC (2002) e é licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI, 1998). É professora da graduação e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ministrando a disciplina de Fonologia, Variação e Ensino. Coordena o grupo de pesquisa do DGP do CNPq intitulado NELE - Núcleo de Estudos de Linguagem e Ensino. Foi professora visitante da Universidade de Lisboa (UL, 2006). Seus interesses de pesquisa envolvem o processo de ensino e aprendizagem de leitura em língua materna; os multiletramentos; e aquisição de linguagem, especificamente aprendizagem do princípio alfabético e da norma ortográfica e questões de aquisição atípica envolvendo sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

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Publicado

2018-12-28