PERCEPÇÃO DO TRAÇO DA SONORIDADE NAS OBSTRUINTES: CONSCIÊNCIA FONÊMICA E NORMA ORTOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2018.v20n2a18009Keywords:
consciência fonológica, obstruintes, sonoridade, norma ortográfica, ensino de português,Abstract
Percebe-se, atualmente, que muitos alunos chegam aos anos finais do Ensino Fundamental II com inúmeras dificuldades em escrita, apresentando diversos desvios ortográficos, entre os quais se destaca a troca entre grafemas que representam fonemas que se distinguem pela sonoridade. Esse fato dificulta o uso competente da escrita, inclusive em suas práticas sociais. Sendo assim, a presente pesquisa de intervenção educacional, de cunho interpretativo, teve como objetivo elaborar atividades didáticas para cinco alunos de 8º ano do Ensino Fundamental, que privilegiam a reflexão sobre as relações fonêmico-grafêmicas. A análise das respostas dadas constatou que os alunos têm hiatos relevantes no desenvolvimento da consciência fonológica e, consequentemente, dificuldades para representar ortograficamente determinadas palavras. Propõe-se, como possível solução para a dificuldade identificada, que o trabalho de desenvolvimento da consciência fonológica inicie desde a Educação Infantil. Para tanto, sabe-se que os profissionais da Educação precisam ser devidamente preparados. Além disso, é preciso buscar estratégias eficazes para o desenvolvimento da Consciência Fonológica de alunos que não mais estão na fase de alfabetização.
Palavras-chave: Consciência fonológica. Obstruintes. Traço de sonoridade. Norma ortográfica. Ensino de Português.
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