Como falam os personagens de Nelson Rodrigues

Autores

  • Adriano de Paula Rabelo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2019.v21n1a19642

Palavras-chave:

Nelson Rodrigues, linguagem brasileira, cotidiano, Modernismo.

Resumo

Do ponto de vista da linguagem, o teatro de Nelson Rodrigues se realiza como a culminância de um processo histórico de apropriação da linguagem brasileira pela literatura. Em vários momentos, houve tentativas de abrasileiramento da linguagem por nossos escritores, tendo as elaborações críticas de José de Alencar e Mário de Andrade marcado essa discussão nos contextos do Romantismo e do Modernismo. Este artigo objetiva mostrar, através de um levantamento extensivo e uma amostragem significativa, como o dramaturgo brasileiro, no contexto da modernização do teatro no Brasil e seus desdobramentos, promoveu uma revolução na linguagem falada nos palcos, realizando ainda aquela que talvez seja a mais completa recriação plástica da prosódia brasileira em nossa literatura, como o levantamento e a amostragem mostrarão.


Biografia do Autor

Adriano de Paula Rabelo, Universidade Federal de Minas Gerais

- Pós-doutorado em Teoria Literária pela Universidade de Campinas;

- Pós-doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo;

- Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo;

- Mestre em Literatura Brasileira pela Univeridade de São Paulo;

- Atualmente é professor de Literatura Brasileira na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

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Publicado

2019-08-19