Multilinguismo e atitudes línguísticas de estudantes de Miranda-MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2020.v22n1a32001

Palavras-chave:

multilinguismo, atitudes linguísticas, Miranda-MS, línguas de prestígio, colonização.

Resumo

Este trabalho apresenta um panorama da realidade multilíngue de Miranda-MS, bem como as atitudes linguísticas de estudantes da escola básica do município, com o intuito de contribuir para dar visibilidade à diversidade cultural e linguística de nosso país. Investigamos as escolas de Educação Básica e elegemos alunos das séries finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da EJA como participantes da pesquisa, na qual investigamos: a) as línguas que circulam naquela região; b) a avaliação que os falantes fazem dessas línguas e, de modo relacionado, o c) o status que as diferentes línguas ocupam nessa comunidade. Como referencial teórico, trazemos estudos sobre bilinguismo, multilinguismo, plurilinguismo e, sob a ótica da sociolinguística laboviana, a ideia de avaliação linguística. O estudo possibilitou identificar um conjunto de 7 línguas circulando nas 6 escolas participantes da pesquisa: português, espanhol, inglês, guarani, terena, kaiowá e xinguana. Quanto às atitudes linguísticas dos estudantes, revelou o status que as línguas inglesa, espanhola e portuguesa ocupam nessa comunidade multilíngue, o que não nos pareceu ligado apenas a crenças e atitudes identificáveis por meio do binômio colonizador/colonizado, mas que se misturaram e dissolveram entre esses povos por meio de uma história de subjugação colonial dos indígenas, de seus costumes e aspectos culturais.

Biografia do Autor

Fabiana Biondo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Fabiana Biondo é professora adjunta da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande-MS, atuando nos Cursos de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) - linha de pesquisa Linguagens, Identidades e Ensino. Graduada e Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, realiza estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolve pesquisa que relaciona redes sociais, feminismo e diversidade, sob perspectiva dos letramentos críticos. Coordena o grupo de pesquisas CNPq Práticas de letramento multi/hipermidiáticas (UFMS) e atua na Linguística Aplicada, principalmente com os temas letramentos hipermidiáticos/críticos; redes sociais; linguagens, cultura e identidade; gênero e sexualidade; feminismo e/na Linguística Aplicada.

Patrícia Graciela Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2003), Pós-Graduação/Especialização em ensino/Aprendizagem de Línguas-Espanhol pela UNIJUI-RS (2005), Mestrado em Linguística (bolsista CNPq - 2008) pela UFSC na área de Variação Linguística e Ensino e Doutorado na mesma área e instituição, sob orientação da Prof. Dra. Izete L. Coelho. Tem 7 anos de experiência em docência na rede pública estatual e municipal no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina na área de Letras, atuando no Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Espanhola. Atualmente é professora Adjunta da UFMS/Campo Grande-MS, Professora Colaboradora no Mestrado em Estudos de Linguagens da mesma instituição e Professora nos cursos de Letras Português e Espanhol EaD e presencial.

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Publicado

2020-09-21

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier