A tradução pedagógica em interações de sala de aula de português em Macau, China: recursos para o multilinguismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2020.v22n1a32004

Palavras-chave:

Tradução pedagógica, discurso do professor, interação de sala de aula, estratégias de tradução pedagógica.

Resumo

No contexto multilíngue da China, a sala de aula de ensino de português tem cada vez ocupado mais espaço. Neste ambiente, o confronto entre metodologias tem avivado debates sobre diferentes técnicas e as suas adequações em termos de eficácia didática. Este artigo tem como objetivo discutir o uso da tradução pedagógica no discurso do professor em interações de sala de aula de Português como Língua Não-Materna (PLNM), de forma a contribuir para a qualificação docente e promover a construção conjunta de conhecimento em sala de aula. Para tanto, a sociolinguística interacional é a referência que traz uma perspectiva geral para investigar a atuação da tradução pedagógica na interação em sala de aula, enquanto que a classificação de tipos de tradução de Chesterman (1997) serve de referência para categorizar e discutir este recurso discursivo. No tratamento de dados, adotamos princípios da microanálise etnográfica como metodologia, procurando entender os efeitos interativos que o uso de estratégias de tradução pedagógica pode criar na construção do conhecimento e dar ferramentas teórico-práticas para o professor refletir sobre a sua prática profissional.

Biografia do Autor

Mengqing Rui, Beijing Language and Culture University

Rui Mengqing é, desde 2017, professora de língua portuguesa do Departamento de Português da Universidade de Língua e Cultura de Beijing (Beijing Language and Culture University). Fez o Mestrado em Tradução (Chinês-Português) no Departamento de Português da Faculdade de Letras da Universidade de Macau entre 2014 e 2017. 

 

 

 

Roberval Teixeira e Silva, Universidade de Macau

Roberval TEIXEIRA E SILVA é professor e pesquisador do Departamento de Português da Universidade de Macau. Tem Doutorado em Língua e Linguística e Mestrado em Sociolinguística Interacional, ambos pelo Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Os seus interesses de pesquisa assentam-se na abordagem sociointeracional do discurso. Tem empreendido investigações relacionadas a (i) estudos identitários; (ii) políticas linguísticas e difusão do português no mundo; iii) comunidades diaspóricas chinesa e brasileira, e (iv) interação em sala de aula de português como língua estrangeira / adicional / segunda / de herança / de acolhimento/ não-materna. 

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Publicado

2020-09-21

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier