Educação indígena: uma atitude positiva pela preservação da língua Rikbaktsa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2020.v22n1a32048

Palavras-chave:

Educação indígena, Língua Rikbaktsa, Contato linguístico, Atitudes linguísticas

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre as atitudes linguísticas dos Rikbaktsa, povo indígena situado a Noroeste do estado de Mato Grosso. A partir da situação de contato entre a língua Rikbaktsa e o português, buscamos identificar e analisar as ações para a preservação da língua tradicional. Para fazê-lo, utilizamos uma pesquisa bibliográfica e de campo, em que aplicamos um questionário a 30 indígenas Rikbaktsa. Após análise dos dados, os resultados da pesquisa apontam atitudes positivas por parte dos Rikbaktsa que favorecem a vitalidade linguística do idioma ancestral. Desse modo, este trabalho buscou apresentar aos leitores desta pesquisa a importância da educação indígena para a manutenção das atitudes linguísticas positivas que colaboram para a preservação da língua tradicional.

Biografia do Autor

Mileide Terres de Oliveira, IFMT- Instituto Federal de Mato Grosso

Graduada em Língua Portuguesa, Inglesa e respectivas Literaturas. Pós-graduada em LIBRAS. Mestre em Linguística (UNEMAT). Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professora efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico/LIBRAS do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Juína-MT. Atua na área da descrição e análise de línguas indígenas, especificamente a etnia Rikbaktsa, habitantes localizados no noroeste do Mato Grosso. Além disso, desenvolve pesquisas na área da LIBRAS e de educação inclusiva.

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Publicado

2020-09-21

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier