Vozes do gênero - a inscrição da mulher e mãe no romance <em>Cabra-cega</em> de Lúcia Miguel Pereira

Autores

  • Edwirgens A. Ribeiro Lopes de Almeida Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2011.v9n0a3919

Resumo

O presente artigo propõe fazer uma breve explanação sobre uma das maneiras utilizadas pela escritora mineira Lúcia Miguel Pereira para inscrever, na ficção, a condição social de desprestígio a que era submetida a mulher ainda nos anos 50. Centrando-se na personagem Sara, esposa e mãe, integrante de um grupo familiar que apresenta sintomas do rompimento da família nuclear patriarcal, pode ser entrevista, na inscrição dessa personagem, uma estratégia narrativa para criticar e problematizar a situação das relações de gênero. Com esse intuito, o romance Cabra-cega põe em destaque a escrita de uma mulher que centraliza suas abordagens nas inquietações femininas revelando o estreito limiar existente entre imaginação e observação. Trazendo em si o dinamismo da época, embora coloque em cena um novo modelo de família por meio do comportamento da mãe e dos irmãos, é possível notar traços do discurso predominante, o que denota a necessidade de mudança permeada pelos perigos que tais posturas podem desencadear.

Biografia do Autor

Edwirgens A. Ribeiro Lopes de Almeida, Unimontes

Doutora em Literatura pela UNB. Professora do Departamento de Comunicação e Letras -- Unimontes

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Publicado

2011-07-01

Edição

Seção

Literatura Brasileira