Vozes do gênero - a inscrição da mulher e mãe no romance <em>Cabra-cega</em> de Lúcia Miguel Pereira
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2011.v9n0a3919Abstrakt
O presente artigo propõe fazer uma breve explanação sobre uma das maneiras utilizadas pela escritora mineira Lúcia Miguel Pereira para inscrever, na ficção, a condição social de desprestígio a que era submetida a mulher ainda nos anos 50. Centrando-se na personagem Sara, esposa e mãe, integrante de um grupo familiar que apresenta sintomas do rompimento da família nuclear patriarcal, pode ser entrevista, na inscrição dessa personagem, uma estratégia narrativa para criticar e problematizar a situação das relações de gênero. Com esse intuito, o romance Cabra-cega põe em destaque a escrita de uma mulher que centraliza suas abordagens nas inquietações femininas revelando o estreito limiar existente entre imaginação e observação. Trazendo em si o dinamismo da época, embora coloque em cena um novo modelo de família por meio do comportamento da mãe e dos irmãos, é possível notar traços do discurso predominante, o que denota a necessidade de mudança permeada pelos perigos que tais posturas podem desencadear.Pobrania
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