SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLOGIA: NOVAS ABORDAGENS DE PESQUISA E ENSINO

Autores

  • Josane Moreira de Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0002-9661-1804
  • Clézio Roberto Gonlçalves Universidade Federal de Ouro Preto
  • Jacyra Andrade Mota Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n1a39194

Palavras-chave:

Sociolinguística, Dialetologia, Pesquisa, Ensino.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar balanço crítico oriundo da análise e das discussões dos trabalhos apresentados no simpósio “Sociolinguística e dialetologia: novas abordagens de pesquisa e ensino”, que integrou a programação do I Fórum Internacional de Sociolinguística, organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Sociolinguística da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL). O evento aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro de 2019, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Considerando o avanço das pesquisas sociolinguísticas e dialetológicas e as novas tecnologias que se apresentam, o simpósio buscou rever a metodologia da coleta de dados, o perfil da comunidade e dos informantes e o estabelecimento de variáveis linguísticas, sociais e espaciais. Alguns princípios teóricos já não se sustentam, como, por exemplo, o comportamento conservador das mulheres e inovador dos homens e o locus das inovações nos mais jovens e nos grandes centros. Com o acesso cada vez maior à educação formal e à mídia e com a mobilidade socioespacial comum atualmente, não se pode mais deixar de considerar as migrações e os contatos linguísticos (seja de falares ou de línguas distintas) como integrantes do perfil dos falantes. Além disso, busca-se discutir também como efetivar as contribuições da Sociolinguística e da Dialetologia para o ensino de português a nativos e a estrangeiros. Os resultados a que se chegou dizem respeito a: (i) novas metodologias de pesquisa em Sociolinguística e em Dialetologia, sobretudo com a incorporação de novas ferramentas computacionais e estatísticas; (ii) novas abordagens para o ensino de português, considerando a variação e a mudança e o combate ao preconceito linguístico; (iii) a interdisciplinaridade nas pesquisas sociolinguísticas e dialetológicas, com, por exemplo, a sociologia, a geografia, a antropologia, os estudos culturais e de gênero, a pedagogia, a psicologia, a estatística.

Biografia do Autor

Josane Moreira de Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana Universidade Federal da Bahia

Doutora em Letras Vernáculas, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da UEFS e do PPGLinC/UFBA. josanemoreira@hotmail.com.

Clézio Roberto Gonlçalves, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Linguística, Universidade de São Paulo. Professor da UFOP. cleziorob@gmail.com.

Jacyra Andrade Mota, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Letras Vernáculas, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da UFBA e pesquisadora do CNPq. jacymota@gmail.com.

Referências

AGUILERA, V. A. Crenças e atitudes lingüísticas: o que dizem os falantes das capitais brasileiras. Estudos Lingüísticos, n. 37 (2), São Paulo, p. 105-112, 2008a.

______. Crenças e atitudes linguísticas: quem fala a língua brasileira? In: RONCARATI, C. N.; ABRAÇADO, J. (orgs.). Português brasileiro II: contato linguístico, heterogeneidade e história. Niterói: EDUFF, 2008b, p. 311-333.

______. O que um atlas lingüístico nacional pode revelar sobre as crenças e atitudes de falantes das regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil. In: I FÓRUM INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE LINGÜÍSTICA. Atas... Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008c, p. 6-17.

ALVES, C. C. B. O uso do “tu” e do “você” no português falado no Maranhão. Fortaleza: UFC, 2010. Dissertação (Mestrado em Linguística) do Programa de Pós-Graduação em Linguística, UFC, Fortaleza, 2010.

______. Pronomes de segunda pessoa no espaço maranhense. Brasília: UnB, 2015. Tese (Doutorado em Linguística) do Programa de Pós-Graduação em Linguística, UnB, Brasília, 2015.

ANDRADE, C. Q. “Tu” e mais quantos? A segunda pessoa na fala brasiliense. Brasília: UnB, 2010. Dissertação (Mestrado em Linguística) do Programa de Pós-Graduação em Linguística, UnB, Brasília, 2010.

______. A fala brasiliense: origem e expansão do uso do pronome “tu”. Brasília: UnB, 2015. Tese (Doutorado em Linguística) do Programa de Pós-Graduação em Linguística, UnB, Brasília, 2015.

BAGNO, M. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação lingüística. São Paulo: Parábola, 2007.

______. Gramática: passado, presente e futuro. Curitiba: Aymará, 2009.

______. Preconceito linguístico. 56.ed. São Paulo: Parábola, 2015.

BAHKTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1979.

BELL, A. Language style as audience design. Language in Society, v. 13, Cambridge, p. 145-201, 1984.

______. Back in style: reworking audience design. In: ECKERT, P.; RICKFORD, J. R. (eds.). Style and sociolinguistic variation. Cambridge: Cambridge University Press, 2001, p. 139-169.

BEM, D. J. Convicções, atitudes e assuntos humanos. Trad. de Carolina Martuscelli Bori. São Paulo: EPU, 1973.

BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais – terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Ministério da Educação. Guia do livro didático PNLD 2017: Língua Portuguesa – ensino médio. Brasília: MEC/SEF, 2018.

CALVET, L.-J. Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola, 2002.

CARDOSO, S. A. M. Caminhos dos pronomes pessoais no português brasileiro: considerações a partir dos dados do Projeto ALiB. Comunicação apresentada no I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, São Paulo, USP, 2008. Disponível em: < http://dlcv.fflch.usp.br/sites/dlcv.fflch.usp.br/files/09_3.pdf >. Acesso em: 24 ago. 2019.

______ et al. Atlas linguístico do Brasil. 2v. Londrina: EDUEL, 2014.

CARDOSO, S. A. M.; MOTA, J. A. Percursos da geolinguística no Brasil. Lingüística, v. 29 (1), Montevideo, p. 115-142, 2013.

COMITÊ NACIONAL DO ALiB. Projeto Atlas Lingüístico do Brasil. Questionários. Londrina: EDUEL, 2001.

DIAS, E. P. O uso do “tu” no português brasiliense falado. Brasília: UnB, 2007. Dissertação (Mestrado em Linguística) do Programa de Pós-Graduação em Linguística, UnB, Brasília, 2007.

ECKERT, P. Age as a sociolinguistic variable. In: COULMAS, F. The handbook of sociolinguistics. Oxford: Blackwell, 1997, p. 151-167.

______. Style and social meaning. In: ______; RICKFORD, J. R. (eds.). Style and sociolinguistic variation. Cambridge: Cambridge University Press, 2001, p. 119-126.

FREITAG, R. M. K. Idade: uma variável sociolinguística complexa. Línguas & Letras, v. 6, Cascavel, p. 105-121, 2005.

______. (Re)discutindo sexo/gênero na sociolinguística. In: ______; SEVERO, C. G. (orgs.). Mulheres, Lingaugem e poder. Estudos de gênero na sociolinguística brasileira. São Paulo: Blucher, 2015, p. 17-73.

GÖRSKI, E. M.; COELHO, I. L. Variação linguística e ensino de gramática. Working Papers em Linguística, v. 10 (1), Curitiba, p. 73-91, 2009.

ILARI, R. et al. Os pronomes pessoais do português falado: roteiro para análise. In: CASTILHO, A. T.; BASÍLIO, M. (orgs.). Gramática do português falado – estudos descritivos. v. 4. São Paulo: UNICAMP/FAPESP, 1996, p. 79-164.

LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. Trad. de Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre, Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola, 2008 [1972].

______. The anatomy of style-shifting. In: ECKERT, P.; RICKFORD, J. R. (eds.). Style and sociolinguistic variation. Cambridge: Cambridge University Press, 2001, p. 85-109.

LAMBERT, W.; LAMBERT, W. Psicologia social. Rio de Janeiro: Zahar, 1966.

LOPES, N. S. Concordância nominal, contexto linguístico e sociedade. Salvador: UFBA, 2001. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, UFBA, Salvador, 2001.

LÓPEZ MORALES, H. Sociolinguística. Madrid: Gredos, 1993.

LUCCA, N. N. G. A variação “tu”/”você” na fala brasiliense. Brasília: UnB, 2005. Dissertação (Mestrado em Linguística) do Programa de Pós-Graduação em Linguística, UnB, Brasília, 2005.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1990.

MARQUES, T. M.; BARONAS, J. E. A. Pedagogia da variação linguística: por uma abordagem heterogênea da língua a fim de minimizar o preconceito linguístico. Signum, n. 18 (1), Londrina, p. 283-308, 2015.

MOTA, J. A. As consoantes alveolares e palatais em coda silábica nas capitais do Nordeste. Avaliação pelos informantes do Atlas Linguístico do Brasil. Comunicação apresentada no ALFALITO, João Pessoa, UFPB, 2018 (trabalho inédito).

NASCENTES, A. O linguajar carioca. 2.ed. Rio de Janeiro: Organização Simões, 1953.

OLIVEIRA, J. M. A sociolinguística laboviana: festejando o cinquentenário e planejando o futuro. Cadernos de Estudos Linguísticos, n. 58 (3), Campinas, p. 481-501, 2016.

PAGANI, E. C. Consciência e atitudes linguísticas de informantes da Região Sudeste sobre as variedades regionais. Londrina: UEL, em andamento. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, UEL, Londrina, em andamento.

PAIVA, M. C. A variável gênero/sexo. In: MOLLICA, M. C.; BRAGA, M. L. (orgs.). Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2004, p. 33-42.

PAREDES SILVA, V. L. O retorno do pronome “tu” à fala carioca. In: RONCARATI, C. N.; ABRAÇADO, J. (orgs.). Português brasileiro I: contato linguístico, heterogeneidade e história. Rio de Janeiro: FAPERJ/7Letras, 2003, p. 160-169.

PEREIRA, A. K.; SCHERRE, M. M. P. A influência do contexto interacional na concordância de número no português do Brasil. Comunicação apresentada no II Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes das IFES mineiras, Uberlândia, UFU, 1995 (trabalho inédito).

SCARDUA, J. R. Análise da concordância nominal na fala de Vitória-ES: o linguístico, o social e o estilístico. Vitória: UFES, 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, UFES, Vitória, 2018.

SCHERRE, M. M. P. Doa-se lindos filhotes de poodle: variação linguística, mídia e preconceito. São Paulo: Parábola, 2009.

______ et al. Variação dos pronomes “tu” e “você”. In: MARTINS, M. A.; ABRAÇADO, J. (orgs.). Mapeamento sociolinguístico do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2015, p. 133-172.

SCHERRE, M. M. P.; NARO, A. J. Sociolinguistic correlates of negative evaluation: variable concord in Rio de Janeiro. Language Variation and Change, v. 26, Cambridge, p. 331-357, 2014.

THUN, H. Principi e metodi della geografia linguistica: conservazione, renovamento o rilancio? In: CONGRESSO INTERNAZIONALE DI LINGUISTICA E FILOLOGIA ROMANZA, 21, 1995, Palermo. Atti... v. 5. Dialettologia. Geolinguistica. Sociolinguistica. Tübingen: Max Niemeyer, 1998, p. 787-789.

YACOVENCO, L. et al. Projeto PortVix: a fala de Vitória-ES em cena. Alfa, v. 56 (3), São Paulo, p. 771-806, 2012.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier