SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLOGIA: NOVAS ABORDAGENS DE PESQUISA E ENSINO
DOI :
https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n1a39194Mots-clés :
Sociolinguística, Dialetologia, Pesquisa, Ensino.Résumé
Este artigo tem por objetivo apresentar balanço crítico oriundo da análise e das discussões dos trabalhos apresentados no simpósio “Sociolinguística e dialetologia: novas abordagens de pesquisa e ensino”, que integrou a programação do I Fórum Internacional de Sociolinguística, organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Sociolinguística da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL). O evento aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro de 2019, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Considerando o avanço das pesquisas sociolinguísticas e dialetológicas e as novas tecnologias que se apresentam, o simpósio buscou rever a metodologia da coleta de dados, o perfil da comunidade e dos informantes e o estabelecimento de variáveis linguísticas, sociais e espaciais. Alguns princípios teóricos já não se sustentam, como, por exemplo, o comportamento conservador das mulheres e inovador dos homens e o locus das inovações nos mais jovens e nos grandes centros. Com o acesso cada vez maior à educação formal e à mídia e com a mobilidade socioespacial comum atualmente, não se pode mais deixar de considerar as migrações e os contatos linguísticos (seja de falares ou de línguas distintas) como integrantes do perfil dos falantes. Além disso, busca-se discutir também como efetivar as contribuições da Sociolinguística e da Dialetologia para o ensino de português a nativos e a estrangeiros. Os resultados a que se chegou dizem respeito a: (i) novas metodologias de pesquisa em Sociolinguística e em Dialetologia, sobretudo com a incorporação de novas ferramentas computacionais e estatísticas; (ii) novas abordagens para o ensino de português, considerando a variação e a mudança e o combate ao preconceito linguístico; (iii) a interdisciplinaridade nas pesquisas sociolinguísticas e dialetológicas, com, por exemplo, a sociologia, a geografia, a antropologia, os estudos culturais e de gênero, a pedagogia, a psicologia, a estatística.
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