DEIXO TODAS AS CAPITANIAS DE PAZ, MUITAS DELAS CONQUISTEI POR GUERRA: HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO EM UM MANUSCRITO DE MEM DE SÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n2a40849

Palavras-chave:

Mem de Sá, Baía de Guanabara, historiografia, Morro do Castelo

Resumo

A partir da transcrição e análise de um autógrafo de Mem de Sá, datado do ano de 1570 e atualmente sob a guarda da Biblioteca Joanina, o artigo se interessa em tratar da narrativa do lusitano sobre o Brasil daquele período e mais especialmente sobre o Rio de Janeiro. Considerado, até agora, como o único manuscrito de Sá de que se tem notícia, o texto pode ser dividido em duas temáticas principais. A primeira está situada na linha do combate: Sá comenta sobre os conflitos com os povos nativos de regiões do Nordeste e os sucessivos confrontos com os franceses alojados na Baía de Guanabara. Um segundo grupo temático presente no autógrafo trata da implementação de um quadro municipal no Morro do Castelo, à época chamado Morro do Descanso, como uma espécie de certidão de nascimento da cidade do Rio de Janeiro. Interessa-nos observar como, discursivamente, são descritos o encontro e os arranjos entre os europeus e os tupinambás, e como estão presentes, na formação carioca, a pacificação ao lado da batalha, a igreja ao lado do castigo, a prisão ao lado da casa dos padres. O documento de Sá, lido atualmente, permite perceber o que disso permaneceu, desapareceu ou se diluiu, seja do ponto de vista da memória cultural quanto da geografia, de que podem ser exemplos o Morro supracitado, a Ilha de Villegagnon (antiga Ilha Serigipe e atual Escola Naval) e os logradouros que homenageiam Sá e sua família, como Avenida Mem de Sá, Avenida Salvador de Sá e o bairro do Estácio, berço do samba. O artigo se vale de mapas e de fotografias a fim de materializar tal presença, ao mesmo tempo em ausência e em camadas.

Referências

ANCHIETA, J. Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões, Rio de Janeiro, Academia Brasileira de Letras, 1933.

ASSMANN, A. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.

BELCHIOR, E. de O. Estácio de Sá e a Fundação do Rio de Janeiro. História, v.27, n.1, p. 77-100, 2008.

CANCLINI, N. G. O patrimônio cultural e a construção imaginária do nacional. Revista do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, n. 23, p. 94-115, 1994.

CARVALHO, A. de. O Brasil - Colonização e emigração: Esboço histórico baseado no estudo dos sistemas e vantagens que oferecem os Estados Unidos. Porto, Portugal: Imprensa Portuguesa Editora. 1875.

GUMBRECHT, H. U. Atmosfera, ambiência, Stimmung: sobre um potencial oculto da literatura. Tradução Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto, Ed. PUC-Rio, 2014.

MENEZES, U. T. B. de. Memória e cultura material: documentos pessoais no espaço público. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 89-103, 1998.

MIRANDA, D. S. A Guerra em Nome de Deus: Uma Análise Crítica do De Gestis Mendi de Saa, de José de Anchieta. São Paulo: USP. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/ Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas / Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira. 2007.

PAIXÃO, C. M. Q. O Rio de Janeiro e o morro do Castelo: populares, estratégias de vida e hierarquias sociais (1904-1922). Niterói: UFF. Centro de Estudos Gerais- Instituto de Ciências Humanas e Filosofia - Programa de Pós-Graduação em História Social. 2008.

RANCIÈRE, J. A partilha do Sensível: estética e política. Tradução: Mônica Costa Netto. 2a ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

SILVA, M. B. N. (coord.). Dicionário da História da Colonização Portuguesa no Brasil. Lisboa: Verbo, 1994.

SILVA, R. F. O Rio antes do Rio. 4ª ed. Minas Gerais; Relicário, 2020.

SOUZA, L. M. O diabo e a terra de Santa Cruz: feitiçaria e religiosidade popular no Brasil colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

VAINFAS, R. (dir.). Dicionário do Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.

VENÂNCIO, G. M. “PINTANDO O BRASIL: artes plásticas e construção da identidade nacional (1816-1922)”. Revista Eletrônica História em Reflexão, jun. de 2009. ISSN 1981-2434

WANDERLEY, A. C. “A demolição do Morro do Castelo”, de Andréa Wanderley, publicado na Brasiliana Fotográfica, em 30 de abril de 2019. Disponível em: < http://brasilianafotografica.bn.br/?p=14030>. Acesso em 11 jan. 2021.

Downloads

Publicado

2021-09-20

Edição

Seção

Dossiê de Literatura/Literature Dossier