DEIXO TODAS AS CAPITANIAS DE PAZ, MUITAS DELAS CONQUISTEI POR GUERRA: HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO EM UM MANUSCRITO DE MEM DE SÁ
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n2a40849Keywords:
Mem de Sá, Baía de Guanabara, historiografia, Morro do CasteloAbstract
A partir da transcrição e análise de um autógrafo de Mem de Sá, datado do ano de 1570 e atualmente sob a guarda da Biblioteca Joanina, o artigo se interessa em tratar da narrativa do lusitano sobre o Brasil daquele período e mais especialmente sobre o Rio de Janeiro. Considerado, até agora, como o único manuscrito de Sá de que se tem notícia, o texto pode ser dividido em duas temáticas principais. A primeira está situada na linha do combate: Sá comenta sobre os conflitos com os povos nativos de regiões do Nordeste e os sucessivos confrontos com os franceses alojados na Baía de Guanabara. Um segundo grupo temático presente no autógrafo trata da implementação de um quadro municipal no Morro do Castelo, à época chamado Morro do Descanso, como uma espécie de certidão de nascimento da cidade do Rio de Janeiro. Interessa-nos observar como, discursivamente, são descritos o encontro e os arranjos entre os europeus e os tupinambás, e como estão presentes, na formação carioca, a pacificação ao lado da batalha, a igreja ao lado do castigo, a prisão ao lado da casa dos padres. O documento de Sá, lido atualmente, permite perceber o que disso permaneceu, desapareceu ou se diluiu, seja do ponto de vista da memória cultural quanto da geografia, de que podem ser exemplos o Morro supracitado, a Ilha de Villegagnon (antiga Ilha Serigipe e atual Escola Naval) e os logradouros que homenageiam Sá e sua família, como Avenida Mem de Sá, Avenida Salvador de Sá e o bairro do Estácio, berço do samba. O artigo se vale de mapas e de fotografias a fim de materializar tal presença, ao mesmo tempo em ausência e em camadas.
References
ANCHIETA, J. Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões, Rio de Janeiro, Academia Brasileira de Letras, 1933.
ASSMANN, A. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.
BELCHIOR, E. de O. Estácio de Sá e a Fundação do Rio de Janeiro. História, v.27, n.1, p. 77-100, 2008.
CANCLINI, N. G. O patrimônio cultural e a construção imaginária do nacional. Revista do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, n. 23, p. 94-115, 1994.
CARVALHO, A. de. O Brasil - Colonização e emigração: Esboço histórico baseado no estudo dos sistemas e vantagens que oferecem os Estados Unidos. Porto, Portugal: Imprensa Portuguesa Editora. 1875.
GUMBRECHT, H. U. Atmosfera, ambiência, Stimmung: sobre um potencial oculto da literatura. Tradução Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto, Ed. PUC-Rio, 2014.
MENEZES, U. T. B. de. Memória e cultura material: documentos pessoais no espaço público. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 89-103, 1998.
MIRANDA, D. S. A Guerra em Nome de Deus: Uma Análise Crítica do De Gestis Mendi de Saa, de José de Anchieta. São Paulo: USP. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/ Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas / Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira. 2007.
PAIXÃO, C. M. Q. O Rio de Janeiro e o morro do Castelo: populares, estratégias de vida e hierarquias sociais (1904-1922). Niterói: UFF. Centro de Estudos Gerais- Instituto de Ciências Humanas e Filosofia - Programa de Pós-Graduação em História Social. 2008.
RANCIÈRE, J. A partilha do Sensível: estética e política. Tradução: Mônica Costa Netto. 2a ed. São Paulo: Editora 34, 2009.
SILVA, M. B. N. (coord.). Dicionário da História da Colonização Portuguesa no Brasil. Lisboa: Verbo, 1994.
SILVA, R. F. O Rio antes do Rio. 4ª ed. Minas Gerais; Relicário, 2020.
SOUZA, L. M. O diabo e a terra de Santa Cruz: feitiçaria e religiosidade popular no Brasil colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
VAINFAS, R. (dir.). Dicionário do Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.
VENÂNCIO, G. M. “PINTANDO O BRASIL: artes plásticas e construção da identidade nacional (1816-1922)”. Revista Eletrônica História em Reflexão, jun. de 2009. ISSN 1981-2434
WANDERLEY, A. C. “A demolição do Morro do Castelo”, de Andréa Wanderley, publicado na Brasiliana Fotográfica, em 30 de abril de 2019. Disponível em: < http://brasilianafotografica.bn.br/?p=14030>. Acesso em 11 jan. 2021.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).