A CONSTRUÇÃO DA MULHER-SUJEITO A PARTIR DOS DIÁLOGOS ENTRE ADÍLIA LOPES E PAULA REGO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51095

Palavras-chave:

Adília Lopes, autoria feminina, crítica feminista, Paula Rego, poesia, trabalho.

Resumo

Este artigo propõe uma análise comparativa entre o livro A mulher-a-dias (2002), de Adília Lopes, e as séries produzidas ao longo dos anos 2000, de Paula Rego, como a Mulher-cão, a partir de recursos estéticos e linguísticos compartilhados pelas duas autoras. A presença da influência de Paula Rego na obra da poetisa portuguesa é anunciada já no prefácio da sua obra. Nesse sentido, analisaremos à luz da intertextualidade e da autoria feminina os elementos culturais e narrativos que ecoam em ambas produções.

Biografia do Autor

Isabela Dias Benassi, FFLCH-USP

Mestre em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Referências

ADORNO, T. W. Notas de literatura. São Paulo: Editora 34, 2012.

ALMEIDA, L. P. de. Paula Rego na capela do Palácio de Belém, em Lisboa. Agulha Revista de Cultura, n.º 115, julho de 2018. Disponível em: http://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2018/07/lilian-pestre-de-almeida-paula-rego-na.html

AMARAL, A. L.; SANTOS, M. I. R. de S.. Sobre a “escrita feminina”. Oficina do CES (Centro de Estudos Sociais) n.º 90, abril de 1997. Disponível em: Acesso em 12 de janeiro de 2021.

ARRUDA, L. A representação da figura feminina em Paula Rego. Arte & Sociedade, Actas das Conferências, p.156-161, 2011.

BARRENO, M. I.; HORTA, M. T.; COSTA, M. V. da. C. (org.). Novas cartas portuguesas. Alfragide: D. Quixote, 2010.

BALTRUSCH, B. Adília Lopes: traducir entre la entropía y la subversión. Lectora, vol. 14, pp. 231-249, 2008.

BEAUVOIR, S. de. O segundo sexo: fatos e mitos - v. 1. Trad. Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

BELTING, H. Likeness and Presence, A History of Image before the Era of Art. Chicago: University of Chicago Press, 1994.

COMPAGNON, A. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago. Belo Horizonte: UFMG, 2010

KATZ, M. Marian Motion: Opening the Body of Vierge Ouvrante. In: ZCHOMELIDSE, N.; FRENI, G. Meaning in Motion: The Semantics of Movement in Medieval Art. Princeton University Press, 2011.

KLOBUCKA, A. O formato mulher: a emergência da autoria na Literatura Portuguesa. Coimbra: Angelus Novus. 2009.

LOPES, A. Dobra – Poesia Reunida. 2ª ed., Porto: Assírio & Alvim. 2014.

LOPES, S. R. A anomalia poética. São Paulo: Chão da feira, 2019.

MACEDO, A. G. Paula Rego e o poder da visão: a minha pintura é como uma história interior. Lisboa: Cotovia, 2010.

MACEDO, A. G.; AMARAL, A. L. (org). Dicionário da Crítica Feminista. Lisboa: Edições Afrontamento, 2005.

MOI, T. “I am not a woman writer”. About women, literature and feminist theory today. Feminist Theory. vol. 9(3), p. 259–271, 2008.

NOCHLIN, L Women, art and power and other essays. London/New York: Routledge, 1988.

NOCHLIN, L Por que não houve grandes mulheres artistas. São Paulo: Edições Aurora, 2016.

ROSENGARTEN, R. Contrariar, esmagar, amar. A família e o Estado Novo na obra de Paula Rego. Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.

VAQUINHAS, I. História das mulheres e de género em Portugal: Horizontes temáticos e desafios atuais. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher, n. extra. Lisboa out. 2019. Disponível em:

http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852019000200005

VICENTE, F. L. A arte sem história: Mulheres e cultura artística (séculos XVI - XX). Lisboa: Babel, 2012,

TAVARES, M. M. P. F. Feminismos em Portugal (1947-2007). 2008. Tese (Doutorado em Estudos sobre as Mulheres, História das Mulheres e do Gênero) – Universidade Aberta de Lisboa, Lisboa, 2009.

Downloads

Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Dossiê de Literatura/Literature Dossier