MEMÓRIA E RENOVAÇÃO DE SENTIDOS NO ENSINO DA ESCRITA EM PORTUGUÊS EM TIMOR-LESTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51203

Palavras-chave:

Timor-Leste, Língua Portuguesa, Memória, Ensino, Escrita.

Resumo

Neste texto discuto o papel da memória (experiência escolar e acadêmica) como recurso constitutivo dos atos docentes no ensino da escrita em língua portuguesa em Timor-Leste. Para essa discussão, os dados analisados foram enunciados produzidos por 10 professores timorenses com experiência de ensino de português em ambiente escolar. A fundamentação teórico-metodológica que orientou o olhar sobre esses dados está ancorada na concepção dialógica de linguagem (BAKHITN, 2011) e nos conceitos de memória elucidados por Amorim (2009) com base na teoria bakhtiniana da cultura – a memória do objeto e a memória do sujeito. A análise realizada apontou que a categoria da memória se mostra basilar na constituição dos atos do sujeito professor, seja na retomada de sentidos construídos na relação de alteridade com o outro (memória do sujeito), seja como manifestação das práticas realizadas na escola (memória do gênero) – experiências que são trazidas ao presente como recurso metodológico no desenvolvimento do ensino da escrita. No contexto leste-timorense, a utilização desse recurso mostra-se como um viés necessário, uma forma de suprir as dificuldades que os professores possuem para o desenvolvimento de sua atividade pedagógica, principalmente aquelas que se apresentam a eles no ensino da língua portuguesa.

Biografia do Autor

Joice Eloi Guimarães, Universidade Estadual de Campinas/Pesquisadora colaboradora (Pós-doutorado)

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Educação (ênfase em Ensino e Formação de Educadores) e graduada em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa), ambos os títulos obtidos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na aplicação de exames e produção de materiais didáticos na área de ensino de português, com foco nas questões relacionadas à escrita e à formação docente. Integrou a missão brasileira de cooperação internacional como professora de Língua Portuguesa e Formadora de Educadores no Programa de Qualificação de Docentes em Língua Portuguesa no Timor Leste (PQLP/CAPES) e foi professora no Departamento de Estudos Brasileiros da Hankuk University of Foreign Studies (HUFS), na Coreia do Sul. Atualmente realiza estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas e integra o Grupo de Pesquisa "Escrita: ensino, práticas, representações e concepções" (UNICAMP/CNPq), coordenado pela Profa. Raquel Salek Fiad.

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Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier