MEMÓRIA E RENOVAÇÃO DE SENTIDOS NO ENSINO DA ESCRITA EM PORTUGUÊS EM TIMOR-LESTE

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51203

Mots-clés :

Timor-Leste, Língua Portuguesa, Memória, Ensino, Escrita.

Résumé

Neste texto discuto o papel da memória (experiência escolar e acadêmica) como recurso constitutivo dos atos docentes no ensino da escrita em língua portuguesa em Timor-Leste. Para essa discussão, os dados analisados foram enunciados produzidos por 10 professores timorenses com experiência de ensino de português em ambiente escolar. A fundamentação teórico-metodológica que orientou o olhar sobre esses dados está ancorada na concepção dialógica de linguagem (BAKHITN, 2011) e nos conceitos de memória elucidados por Amorim (2009) com base na teoria bakhtiniana da cultura – a memória do objeto e a memória do sujeito. A análise realizada apontou que a categoria da memória se mostra basilar na constituição dos atos do sujeito professor, seja na retomada de sentidos construídos na relação de alteridade com o outro (memória do sujeito), seja como manifestação das práticas realizadas na escola (memória do gênero) – experiências que são trazidas ao presente como recurso metodológico no desenvolvimento do ensino da escrita. No contexto leste-timorense, a utilização desse recurso mostra-se como um viés necessário, uma forma de suprir as dificuldades que os professores possuem para o desenvolvimento de sua atividade pedagógica, principalmente aquelas que se apresentam a eles no ensino da língua portuguesa.

Biographie de l'auteur-e

Joice Eloi Guimarães, Universidade Estadual de Campinas/Pesquisadora colaboradora (Pós-doutorado)

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Educação (ênfase em Ensino e Formação de Educadores) e graduada em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa), ambos os títulos obtidos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na aplicação de exames e produção de materiais didáticos na área de ensino de português, com foco nas questões relacionadas à escrita e à formação docente. Integrou a missão brasileira de cooperação internacional como professora de Língua Portuguesa e Formadora de Educadores no Programa de Qualificação de Docentes em Língua Portuguesa no Timor Leste (PQLP/CAPES) e foi professora no Departamento de Estudos Brasileiros da Hankuk University of Foreign Studies (HUFS), na Coreia do Sul. Atualmente realiza estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas e integra o Grupo de Pesquisa "Escrita: ensino, práticas, representações e concepções" (UNICAMP/CNPq), coordenado pela Profa. Raquel Salek Fiad.

Références

AMORIM, M. Memória do objeto – uma transposição bakhtiniana e algumas questões para a educação. Bakhtiniana, São Paulo, v.1, n.1, p. 8-22, 1º sem. 2009.

BAKHTIN, M. M. Questões de literatura e de estética. 4. ed. São Paulo: HUCITEC/ANNABLUME, 1998.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BRITO, R. H. P. Temas para a compreensão do atual quadro linguístico de Timor-Leste. Ciências & Letras, Porto Alegre, n. 48, jul./dez., p. 175-194, 2010.

CARVALHO, M. B. Formação de Professores em Timor-Leste: contributos para a construção de um modelo de formação inicial e contínua. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Minho, Braga, 2007.

FEIJÓ, R. G. Língua, nome e identidade numa situação de plurilinguismo concorrencial: o caso de Timor-Leste. Etnográfica. vol. 12 (1), p. 143-172, Lisboa, maio de 2008.

GUIMARÃES, J. E. Língua Portuguesa no Timor-Leste: escrita e autoria. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 2, p. 31 -53, jul./dez. 2018.

GUIMARÃES, J. E. Da formação ao ato pedagógico: caminhos do ensino da escrita por professores timorenses. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.

MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação. 5 ed. São Paulo: Ática, 2003.

MENESES, D. N. C. Timor: de Colónia a país nos fins do século XX. Um sistema educativo em re-estruturação (um estudo documental). Dissertação. (Mestrado em Administração e Planificação da Educação) – Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Porto, 2008.

MOITA-LOPES, L. P. Lingüística Aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma Lingüística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 85-105.

MOITA-LOPES, L. P. (Org.) O português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

RONCARATI, C.; SILVA, D. B.; PONSO, L. C.. Um olhar crítico sobre a sociometria da língua portuguesa. Gragoatá, Niterói, n. 32, p. 75-98, 1. sem. 2012.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 61-78.

SILVEIRA, A. C. Discursos sobre a língua (portuguesa) em Timor-Leste: entre colonialismos e resistências. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de PósGraduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

TIMOR-LESTE. Constituição da República Democrática de Timor-Leste. Díli, Assembleia Constituinte, 2002. Disponível em: http://timor-leste.gov.tl/wpcontent/uploads/2010/03/Constituicao_RDTL_PT.pdf Acesso em 19 de mar. de 2022.

TIMOR-LESTE. Currículo Nacional do Ensino Básico do Primeiro e Segundo Ciclos. Ministério da Educação de Timor Leste, 2014.

UNTL. Universidade Nacional Timor Lorosa’e. Faculdade de Educação, Artes e Humanidades. Projeto Político Pedagógico do Curso de FPEB. Díli, UNTL, 2014.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2º ed. Trad., notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2018.

Téléchargements

Publié-e

2023-06-19

Numéro

Rubrique

Dossiê de Língua/Language Dossier