ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA EM LIVROS DIDÁTICOS E SUA RELAÇÃO COM A BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51208

Palavras-chave:

Abordagem discursivo-textual, Análise linguística/semiótica, Análise de livros didáticos, Ensino de Língua Portuguesa, BNCC.

Resumo

RESUMO

Neste artigo, buscamos investigar de que forma a análise linguística/semiótica apresenta-se nos livros didáticos de Português e se estas estão associadas aos pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Essas diretrizes, que se baseiam em uma abordagem textual-discursiva, apresentam relevância no âmbito escolar, já que apresentam competências e habilidades que norteiam o Ensino Básico. Dessa forma, baseamo-nos em alguns pressupostos teóricos sobre a abordagem textual-discursiva e sobre a Linguística de Texto, como os apresentados por Geraldi (1984; 2015); Marcuschi (2008); Koch (2002); Koch e Elias, (2016); Bezerra e Reinaldo (2020) e Santos (2021). A partir da análise, concluímos que os livros didáticos analisados apresentam atividades de análise linguística relacionadas somente à classificação gramatical, sem associar aos gêneros textuais e ao contexto de uso.

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Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier