ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA EM LIVROS DIDÁTICOS E SUA RELAÇÃO COM A BNCC
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51208Keywords:
Abordagem discursivo-textual, Análise linguística/semiótica, Análise de livros didáticos, Ensino de Língua Portuguesa, BNCC.Abstract
RESUMO
Neste artigo, buscamos investigar de que forma a análise linguística/semiótica apresenta-se nos livros didáticos de Português e se estas estão associadas aos pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Essas diretrizes, que se baseiam em uma abordagem textual-discursiva, apresentam relevância no âmbito escolar, já que apresentam competências e habilidades que norteiam o Ensino Básico. Dessa forma, baseamo-nos em alguns pressupostos teóricos sobre a abordagem textual-discursiva e sobre a Linguística de Texto, como os apresentados por Geraldi (1984; 2015); Marcuschi (2008); Koch (2002); Koch e Elias, (2016); Bezerra e Reinaldo (2020) e Santos (2021). A partir da análise, concluímos que os livros didáticos analisados apresentam atividades de análise linguística relacionadas somente à classificação gramatical, sem associar aos gêneros textuais e ao contexto de uso.
References
ANTUNES, I. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial. 2003.
ARAÚJO, M. A. F; SARAIVA, E.; SOUSA FILHO, S.M. Análise de um livro didático de língua portuguesa: ensino tradicional de gramática versus gêneros discursivos e análise linguística. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 60, n.1, p. 268-281, 2021.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In.: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, p. 261-306, 1997 [1959].
BEZERRA, M.A.B; REINALDO, M.A. Análise linguística: afinal a que se refere? 2.ed. Recife: Pipa Comunicação, 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 21/06/2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – 5ª a 8ª série. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>Acesso em 21/06/2022.
CASTANHEIRA, D.; SANTOS, L.W. Ensino de adverbiais modalizadores em perspectiva discursivo-textual. A Cor Das Letras, v. 19, n.3, p. 78–96, 2018.
COLAMARCO, M.; GONÇALO, F.C. A abordagem da Referenciação em Livros Didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. In.: SANTOS, L.W. (Org.). Referenciação nos Livros Didáticos de Português. Livro eletrônico - Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, p. 35-79, 2013.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011 [1984].
GERALDI, J.W. O ensino de língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular. Retratos da Escola, v. 9, n. 17, p. 381-396, 2015.
GERHARDT, A.F.L.M. Comprometimento conjunto, normatividade e situatividade entre os muros da escola. Educação e Realidade, v. 39, n.3, p. 887-906, 2014.
GODOI BRANCO, A. B. de., et al. Alfabetização e letramento científico na BNCC e os desafios para uma educação científica e tecnológica. Revista Valore, v. 3, n. especial, p. 702-713, 2018.
KOCH, I.V.; MARCUSCHI, L.A. Processos de referenciação na produção discursiva. D.E.L.T.A., v.14, n. especial, p.169-190, 1998.
KOCH, I.V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.
KOCH, I.V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2008.
KOCH, I.V.; ELIAS, V. M. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016.
MARCUSCHI, B.; MELO, C. T. V. O documentário e suas interfaces no espaço escolar: material didático e objeto de ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Calidoscópio, v.13, n.1, 2015.
MODERNA, Editora. Araribá Plus – Português 7º ano. 5. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
MORETTO. M.; FEITOZA, C. J. A proposta da BNCC para o trabalho com a língua portuguesa: o eixo análise e reflexão linguística. Eutomia, v. 1, n. 23, p. 69-87, 2019.
NORONHA, A. C. C. Considerações semióticas sobre o uso da tecnologia digital em salas de aula. Estudos Semióticos, v. 15, n. 2, p. 280-291, 2019.
PERONI, V. M. V.; CAETANO, M.R; ARELARO, L.R.G. BNCC: disputa pela qualidade ou submissão da educação? Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, v. 35, n. 1, p. 35-56, 2019.
RODRIGUES, M. L. Ensino de gramática versus ensino de língua. Guavira Letras, n. 10, p.198-209, 2015.
SALAZAR, D. M.; SILVA, G. A.C. da. Formação Politécnica: Uma análise dos projetos pedagógicos de curso do IFAM. Educação Profissional e Tecnológica Em Revista, v.4, n. especial, p.122-144, 2020.
SANTOS, L.W. dos. Abordagem textual no contexto da BNCC: panorama teórico e propostas de atividades. Diálogo das Letras, v. 10, p. 1-20, 2021.
SANTOS, L.W.; LEBLER, C. D. C. Texto, gramática e ensino: o conceito de análise linguística/semiótica. In.: WIEDERMER, M. L.; OLIVEIRA, M.R. (orgs.). Texto e gramática na Educação Básica: novos contextos, novas práticas. Campinas: Pontes, p. 45-76, 2021.
SIGLIANO, N. S.; SILVA, W. R. Diagnóstico de propostas de análise linguística em livros didáticos aprovados em programa oficial. In.: MAGALHÃES, T. G., REIS, A. R. G.; FERREIRA, H. M. (Orgs.). Concepção Discursiva da Linguagem, ensino e formação docente. Campinas: Pontes, p. 19-40, 2017.
SILVA, M. V.; SANTOS, J. M. C. T. A BNCC e as implicações para o currículo da educação básica. Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido, Realize Eventos e Editora, 2018.
SOARES, M. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In.: BAGNO, M. (orgs.). Linguística da Norma, São Paulo: Loyola, p. 155-177, 2002.
TEIXEIRA, C. de S.; SANTOS, L.W. Ensino de gramática nas escolas brasileiras: abordagens, equívocos e perspectivas. In.: OSÓRIO, P.; LEURQUIN, E.; COELHO, M. C. (orgs.). Lugar da gramática na aula de português. Rio de Janeiro: Dialogarts, p. 148-178, 2018.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2009.
VARGAS, D. da S. A leitura integrativa e o ensino de leitura em livros didáticos de espanhol para os anos finais do ensino fundamental. Calidoscópio, v. 16, n.1, p. 48-65, 2018.
VARGAS, D. da S. Ensino e aprendizagem de leitura: leitura integrativa e políticas cognitivas e(m) livros didáticos. Leitura, [S. l.], n. 67, p. 39–54, 2020.
VEIGA, I.P.A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. São Paulo: Papirus, 14ª ed., 2002.
VIANA, N. Adorno: educação e emancipação. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Brasília-DF, v. 02, n. 04, 2005.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).