O CONFRONTO ENTRE AS DESCRIÇÕES LINGUÍSTICAS E O ENSINO:OS PRONOMES-COMPLEMENTO DE 2SG EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Márcia Cristina de Brito Rumeu Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-9254-976X
  • Júlia Maria Mendes Santos Graduanda do Curso de Letras da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE/UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51218

Palavras-chave:

Pronomes-complemento de 2ª pessoa do singular, Variação pronominal, Livros didáticos, Ensino de português

Resumo

O objetivo deste estudo é examinar a implementação dos resultados das pesquisas linguísticas acerca dos pronomes-complemento de 2ª pessoa do singular na abordagem dos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático em suas versões de 2018 e de 2021. Os resultados das pesquisas demonstram a ampliação do sistema de pronomes-complemento no português brasileiro se tomarmos como ponto de partida o paradigma conservador prescrito pela tradição gramatical. Em síntese, constatamos que os livros didáticos se mostram desvinculados do ensino da diversidade de pronomes-complemento de 2ª pessoa do singular efetivamente em uso na realidade linguística do português brasileiro, corroborando as análises de Lopes (2012), Marcotulio, Pinheiro & Martins (2013) e Rumeu & Carvalho (2018) em relação aos pronomes pessoais, aos possessivos e às construções imperativas de 2SG, respectivamente.

Biografia do Autor

Márcia Cristina de Brito Rumeu, Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

Professora de Língua Portuguesa da FALE/UFMGPrograma de Pós-Graduação em Estudos LinguísticosFaculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais.Belo Horizonte - MG - Brasil.http://www.letras.ufmg.br/profs/marciarumeu/

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Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier