O CONFRONTO ENTRE AS DESCRIÇÕES LINGUÍSTICAS E O ENSINO:OS PRONOMES-COMPLEMENTO DE 2SG EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51218Palabras clave:
Pronomes-complemento de 2ª pessoa do singular, Variação pronominal, Livros didáticos, Ensino de portuguêsResumen
O objetivo deste estudo é examinar a implementação dos resultados das pesquisas linguísticas acerca dos pronomes-complemento de 2ª pessoa do singular na abordagem dos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático em suas versões de 2018 e de 2021. Os resultados das pesquisas demonstram a ampliação do sistema de pronomes-complemento no português brasileiro se tomarmos como ponto de partida o paradigma conservador prescrito pela tradição gramatical. Em síntese, constatamos que os livros didáticos se mostram desvinculados do ensino da diversidade de pronomes-complemento de 2ª pessoa do singular efetivamente em uso na realidade linguística do português brasileiro, corroborando as análises de Lopes (2012), Marcotulio, Pinheiro & Martins (2013) e Rumeu & Carvalho (2018) em relação aos pronomes pessoais, aos possessivos e às construções imperativas de 2SG, respectivamente.
Citas
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