MULTIMODALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51271

Mots-clés :

Multimodalidade, Videoaula, Ensino de Língua Portuguesa.

Résumé

Neste estudo, objetivamos investigar a multimodalidade como recurso didático e componente do conteúdo de ensino em uma videoaula de Língua Portuguesa voltada para estudantes da Educação Básica. Tendo em vista o objetivo definido, selecionamos e analisamos a videoaula É meme? disponível no canal do Centro de Mídias da Educação de São Paulo, no Youtube. A análise tem o suporte teórico fornecido por: i) estudos do texto de base sociocognitiva e interacional, conforme Koch (2002; 2004), Koch e Elias (2016), Marcuschi (2008) e Marcuschi e Xavier (2010); ii) estudos da multimodalidade como concebidos por Kress e van Leeuwen (2006), Kress (2010), Bezemer e Kress (2015), Rojo (2012), Rojo e Moura (2019) e Gualberto e Santos (2021); iii) estudos sobre videoaulas em ambientes digitais como os realizados por Camargo, Garofalo e Coura-Sobrinho (2012) e Carvalho (2020). Resultados indicam que modos e recursos semióticos assumem significativa importância na exposição, divisão e ênfase de informações e, consequentemente, na motivação de estudantes, assumindo, assim, a multimodalidade, relevante função didática nesse processo. Como componente do objeto de ensino na videoaula, a multimodalidade é ressaltada na seleção do objeto de estudo – memes – e em atividades de leitura e compreensão de texto que previamente anunciam a integração verbo-visual na e para a produção de sentidos, além de pressupor que conexões sejam feitas no texto, entre textos e entre contextos humanos em que memes são produzidos e ganham repercussão.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Cássia Mariane de Lima Pereira, Universidade Federal de São Paulo

Mestranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de São Paulo, possui graduação em Letras Português e Inglês pela mesma instituição. Possui mandato de representação discente no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo. Desenvolve pesquisas relacionadas ao texto, leitura, multimodalidade e ensino de língua portuguesa. É membro no grupo de pesquisa Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa (THELPO).

Vanda Maria da Silva Elias, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2002-2003) e pela Universidade Federal do Ceará (2016-2017). É professora adjunto de Língua Portuguesa na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP),curso de Letras. Foi professora associada do Departamento de Português e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde atuou de 1993 até 2014, dedicando-se ao ensino na graduação e na pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), à pesquisa e à extensão universitária. Desenvolve pesquisas relacionadas ao texto, escrita, leitura, hipertextualidade e ensino de língua portuguesa. É líder do grupo de pesquisa Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa (THELPO). É membro do GT Linguística do Texto e Análise da Conversação, da Associação Nacional de Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). É pesquisadora do grupo Protexto (CNPq-UFC) e do grupo Escrita, leitura e ensino de língua portuguesa (PUCSP). Pela Contexto, é co-autora de obras como Ler e compreender: os sentidos do texto; Ler e escrever: estratégias de produção textual; Escrever e argumentar; organizadora da obra Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura e coordenadora da coleção Linguagem & Ensino.

Références

BARTON, D.; LEE, C.. Linguagem online: textos e práticas digitais. Tradução: Milton Camargo Mota. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BEAUGRANDE, R. New foundations for a science of text and discourse: cognition, communication, and freedom of access to knowledge and society. Norwood, New Jersey: Ablex, 1997.

BEZEMER, J.; KRESS, G. Multimodality, Learning and Communication: A Social Semiotic Frame. London: Routledge, 2015.

BLÜHDORN, H.; ANDRADE, M. L. C. V. O. Tendências recentes da linguística textual na Alemanha e no Brasil. In: WIESER, Hans Peter; KOCH, Ingedore G. Villaça (org.). Linguística textual: perspectivas alemãs. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 6 mar. 2022.

BURGESS, J.; GREEN, J. YouTube e a revolução digital: como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009.

CAMARGO, L. D. V. L.; GAROFALO, S.; COURA- SOBRINHO, J. Migrações da aula presencial para a videoaula: uma análise da alteração de mídium. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, s. l., v. 13, n. 2, 2012. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/690>. Acesso em: 2 mar. 2022.

CARVALHO, G. G. Videoaulas no YouTube® sobre dissertação para ENEM e vestibulares: uma análise de aspectos hipertextuais e multimodais. Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo, 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) do Programa de Pós-Graduação em Letras, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021.

CENTRO DE Mídias da Educação de São Paulo. É meme? – Língua Portuguesa – 6º ano do Ensino Fundamental II – Anos Finais. 18 set. 2020. 1 vídeo (40 min 50 s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kv0btyDMUGc>. Acesso em: 5 set. 2021.

CRYSTAL, D. O princípio: entrevista com David Crystal. In: SHEPHERD, T. G.; SALIÉS, T. G. (org.) Linguística da internet. São Paulo: Contexto, 2013.

DIAMANTOPOULOU, S.; ØREVIK, S. Multimodality in English language learning. London: Routledge, 2021.

ELIAS, V. M. Texto e hipertexto: questões para a pesquisa e o ensino. In: MENDES, Edleise; CUNHA, José Carlos. (Orgs.). Práticas em sala de aula de línguas: diálogos necessários entre teoria(s) e ações situadas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012, p.81-98.

ELIAS, V. M. Quadrinhos e leitura na mídia social digital: porque comentar é preciso. In: LINS; M. P. P; CAPISTRANO JR, R. (Org.). Quadrinhos sob diferentes olhares teóricos. 1aed.Vitória - ES: PPGEL-UFES, 2014, v. 01, p. 45-64.

ELIAS, V. M. Hipertexto e leitura: como o leitor constrói a coerência?. In: CABRAL, A. L. T.; MARQUESI, J-LM; MARQUESI, S. C. (Org.). Leitura, escrita e tecnologias da informação. 1aed.São Paulo: Terracota, 2015, v. 01, p. 53-74.

ELIAS, V. M. Estudos do texto, multimodalidade e argumentação: perspectivas. Revista Virtual de Estudos da Linguagem v. 14, p. 191-206, 2016.

ELIAS, V. M.; CAVALCANTE, M. M. In: CAPISTRANO JUNIOR, R.; LINS, M. D. P. P.; ELIAS, V. M. (orgs.). Linguística textual: diálogos interdisciplinares. São Paulo: Labrador, 2017. (p. 317-338).

GUALBERTO, C. L.; BRITO, R.; PIMENTA, S. Semiótica social, multimodalidade e Youtube®: um estudo de caso sobre projeções de identidade. Texto Digital, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 6-34, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/82410>. Acesso em: 12 mar. 2022.

GUALBERTO, C. L.; SANTOS, Z. Multimodalidade e Hipertextualidade: Caminhos para pesquisa e ensino. PERcursos Linguísticos, Vitória, v. 11, n. 29, p. 32-49, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/36781/24403>. Acesso em: 20 fev. 2022.

JENKINS; H.; GREEN, J.; FORD, S. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. Tradução Patrícia Arnaud. São Paulo: Aleph, 2014.

JUNGES, D. D. L.V.; GATTI, A. G. Estado da arte sobre o YouTube na Educação. R. Inf. Cult., Mossoró, v. 1, n. 2, p. 113-131, jul./dez., 2019.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

KOCH, I. G.V. Linguística Textual: uma entrevista com Ingedore Villaça Koch. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL, v. 1, n. 1, ago. 2003. Disponível em: <http://revel.inf.br/files/feae2f57341478af7ec218b4fc44d8e8.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2022.

KOCH, I. G. V. Introdução à Linguística Textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. O texto na linguística textual. In: BATISTA, R. D. O. (org.). O texto e seus conceitos. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

KRESS, G. Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. London: Routledge, 2010.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London/New York: Routledge, 2006.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MORÁN, J. M. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, s. l., n. 2, p. 27-35, 1995. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36131>. Acesso em: 1º mar. 2022.

ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos. In: ROJO, R.; MOURA, E. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, Mídias, Linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

SANDIG, B. O texto como conceito prototípico. In: WIESER, H. P.; KOCH, I. G. V. (org.). Linguística textual: perspectivas alemãs. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

SÃO PAULO. Decreto nº 64.982, de 15 de maio de 2020. Institui o Programa Centro de Mídias da Educação de São Paulo - CMSP e dá providências correlatas. Disponível em: <https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2020/decreto-64982- 15.05.2020.html>. Acesso em: 5 set. 2021.

SÃO PAULO. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo. Currículo Paulista. São Paulo: SEE- SP/UNDIME-SP, 2019.

SARTORI, A.; ROESLER, J. Educação superior a distância: gestão da aprendizagem e da produção de materiais didáticos impressos e on-line. Tubarão, SC: Editora Unisul, 2005.

SILVA, V.; SILVA, W. Conteúdos de língua portuguesa em videoaulas para o Enem. Texto Online: Linguagem e tecnologia, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 219-247, 2018. Disponível em: <http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre>. Acesso em: 20 fev. 2022.

VAN DIJK, T. A. Discurso e contexto: uma abordagem sociocognitiva. Tradução: Rodolfo Ilari. São Paulo: Contexto, 2012.

XAVIER, A. C. Leitura, texto e hipertexto. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

Téléchargements

Publiée

2023-06-19

Numéro

Rubrique

Dossiê de Língua/Language Dossier