MULTIMODALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51271

Mots-clés :

Multimodalidade, Videoaula, Ensino de Língua Portuguesa.

Résumé

Neste estudo, objetivamos investigar a multimodalidade como recurso didático e componente do conteúdo de ensino em uma videoaula de Língua Portuguesa voltada para estudantes da Educação Básica. Tendo em vista o objetivo definido, selecionamos e analisamos a videoaula É meme? disponível no canal do Centro de Mídias da Educação de São Paulo, no Youtube. A análise tem o suporte teórico fornecido por: i) estudos do texto de base sociocognitiva e interacional, conforme Koch (2002; 2004), Koch e Elias (2016), Marcuschi (2008) e Marcuschi e Xavier (2010); ii) estudos da multimodalidade como concebidos por Kress e van Leeuwen (2006), Kress (2010), Bezemer e Kress (2015), Rojo (2012), Rojo e Moura (2019) e Gualberto e Santos (2021); iii) estudos sobre videoaulas em ambientes digitais como os realizados por Camargo, Garofalo e Coura-Sobrinho (2012) e Carvalho (2020). Resultados indicam que modos e recursos semióticos assumem significativa importância na exposição, divisão e ênfase de informações e, consequentemente, na motivação de estudantes, assumindo, assim, a multimodalidade, relevante função didática nesse processo. Como componente do objeto de ensino na videoaula, a multimodalidade é ressaltada na seleção do objeto de estudo – memes – e em atividades de leitura e compreensão de texto que previamente anunciam a integração verbo-visual na e para a produção de sentidos, além de pressupor que conexões sejam feitas no texto, entre textos e entre contextos humanos em que memes são produzidos e ganham repercussão.

Bibliographies de l'auteur-e

Cássia Mariane de Lima Pereira, Universidade Federal de São Paulo

Mestranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de São Paulo, possui graduação em Letras Português e Inglês pela mesma instituição. Possui mandato de representação discente no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo. Desenvolve pesquisas relacionadas ao texto, leitura, multimodalidade e ensino de língua portuguesa. É membro no grupo de pesquisa Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa (THELPO).

Vanda Maria da Silva Elias, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2002-2003) e pela Universidade Federal do Ceará (2016-2017). É professora adjunto de Língua Portuguesa na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP),curso de Letras. Foi professora associada do Departamento de Português e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde atuou de 1993 até 2014, dedicando-se ao ensino na graduação e na pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), à pesquisa e à extensão universitária. Desenvolve pesquisas relacionadas ao texto, escrita, leitura, hipertextualidade e ensino de língua portuguesa. É líder do grupo de pesquisa Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa (THELPO). É membro do GT Linguística do Texto e Análise da Conversação, da Associação Nacional de Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). É pesquisadora do grupo Protexto (CNPq-UFC) e do grupo Escrita, leitura e ensino de língua portuguesa (PUCSP). Pela Contexto, é co-autora de obras como Ler e compreender: os sentidos do texto; Ler e escrever: estratégias de produção textual; Escrever e argumentar; organizadora da obra Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura e coordenadora da coleção Linguagem & Ensino.

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Publié-e

2023-06-19

Numéro

Rubrique

Dossiê de Língua/Language Dossier