MULTIMODALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51271Keywords:
Multimodalidade, Videoaula, Ensino de Língua Portuguesa.Abstract
Neste estudo, objetivamos investigar a multimodalidade como recurso didático e componente do conteúdo de ensino em uma videoaula de Língua Portuguesa voltada para estudantes da Educação Básica. Tendo em vista o objetivo definido, selecionamos e analisamos a videoaula É meme? disponível no canal do Centro de Mídias da Educação de São Paulo, no Youtube. A análise tem o suporte teórico fornecido por: i) estudos do texto de base sociocognitiva e interacional, conforme Koch (2002; 2004), Koch e Elias (2016), Marcuschi (2008) e Marcuschi e Xavier (2010); ii) estudos da multimodalidade como concebidos por Kress e van Leeuwen (2006), Kress (2010), Bezemer e Kress (2015), Rojo (2012), Rojo e Moura (2019) e Gualberto e Santos (2021); iii) estudos sobre videoaulas em ambientes digitais como os realizados por Camargo, Garofalo e Coura-Sobrinho (2012) e Carvalho (2020). Resultados indicam que modos e recursos semióticos assumem significativa importância na exposição, divisão e ênfase de informações e, consequentemente, na motivação de estudantes, assumindo, assim, a multimodalidade, relevante função didática nesse processo. Como componente do objeto de ensino na videoaula, a multimodalidade é ressaltada na seleção do objeto de estudo – memes – e em atividades de leitura e compreensão de texto que previamente anunciam a integração verbo-visual na e para a produção de sentidos, além de pressupor que conexões sejam feitas no texto, entre textos e entre contextos humanos em que memes são produzidos e ganham repercussão.
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