EJA E IDOSOS: CAMINHOS DE INCLUSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n1a52954

Palavras-chave:

EJA, Alfabetização, Idosos

Resumo

Resenha

ABREU, Kátia; ROSA, Maria Carlota.  Alfabetização e idosos- um tema urgente no Brasil. São Paulo: Parábola Editorial, 2021.

O livro Alfabetização e idosos - um tema urgente no Brasil, de autoria de Kátia Abreu e Maria Carlota Rosa, chega em boa hora. Organizado em 18 (dezoito) capítulos, a obra retoma temas atinentes a sistemas de escrita, à aprendizagem da leitura, dentre outros importantes. Focaliza a EJA (Educação de Jovens e Adultos) como meio de alfabetização previsto pelo sistema educacional brasileiro e dá especial ênfase à população de idosos.

Biografia do Autor

Maria Cecilia de Magalhães Mollica, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Completou a Licenciatura em 1972 e o Mestrado em Linguística em 1977 na PUC-RIO. Finalizou o doutoramento em Linguística e Filologia na UFRJ, Instituição em que é docente desde 1979, tornando-se Titular em Linguística em 2005. Desenvolveu pós doutoramento na UnB. Tem experiência docente nos níveis Fundamental, Médio e Superior no sistema público e particular de ensino. Deste o início da carreira universitária, ocupa cargos administrativos e de representação. A partir dos anos de 1990, passou a atuar na Pós-Graduação como docente permanente do Programa de Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou também no PPGCI/IBICT/ECO-UFRJ e coordenou o PROFLETRAS/polo/UFRJ. É pesquisadora I do CNPq, Bolsista do Nosso Estado/ FAPERJ e responsável pelos Programas PDJ/CNPq e PNPD/CAPES, supervisionando estágio de pós doutoramento. Vem formando mais de uma geração de mestres e doutores alguns dos quais atualmente Titulares em diversas IFEs. Foi líder de Pesquisa do PROGRAMA DE ESTUDOS SOBRE O USO DA LÍNGUA até 2016. Foi Diretora da Faculdade de Letras da UFRJ e Presidente da ABRALIN. Tem publicado, no país e no exterior, artigos em anais, em periódicos científicos, em capítulos de livros, tanto em co-autoria quanto em livros mono autorais na área das linguagens. Transita em fronteiras do conhecimento que envolvem a Faculdade da Linguagem Humana, Linguagens artificiais, Saúde e Educação. Além de pesquisa básica, desenvolve pesquisa aplicada no campo da Linguística Educacional, Tecnologia e Inovação.

Referências

ABREU, Katia; ROSA, Maria Carlota. Alfabetização e idosos- um tema urgente no Brasil. São Paulo: Parábola Editorial, 2022.

ALVES, Eliana Maria Sarreta. O conhecimento prévio do aluno da EJA em questão. IN: BORTONI-RICARDO, Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro (Orgs.). Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola Editorial, 2013, pp. 179-199.

BENÍCIO, Miliane Nogueira Magalhães. Escrita e processos de letramento: construindo inter-relações entre conhecimento sistematizado e práticas sociais letradas. Universidade de Brasília – UnB, Faculdade de Educação. Programa de Pós--Graduação em Educação, 2007, acessível em http://forumeja.org.br/df/sites/forumeja.org.br.df/files/Dissertacao_miliane.nogueira.pdf

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Português Brasileiro- A língua que falamos.São Paulo: Parábola Editorial, 2021.

CARVALHO, Marcos; MOLLICA, Maria Cecilia. Retextualização no sistema prisional. IN: FERNANDES LIMA, Alcides; NASCIMENTO, Maria de Fatima (Org.). Pesquisa, ensino e formação docente. Experiências do PROFLETRAS-UFPA. São Paulo: Pontes Editores, 2018, v. 2, pp 15-49.

DELL´ISOLA. R.L.P. Retextualização de Gêneros Escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

MOLLICA, Maria Cecilia; LEAL, Marisa. Letramento em EJA. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

MOLLICA, Maria Cecilia; BATISTA, Hadinei; FERNANDES, Mariana; QUADRIO, Andreia. Do analfabetismo à violência: contribuições da Ciência da Linguagem. São Paulo: Contexto Editora, 2020.

Downloads

Publicado

2023-04-14