EJA E IDOSOS: CAMINHOS DE INCLUSÃO
DOI :
https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n1a52954Mots-clés :
EJA, Alfabetização, IdososRésumé
Resenha
ABREU, Kátia; ROSA, Maria Carlota. Alfabetização e idosos- um tema urgente no Brasil. São Paulo: Parábola Editorial, 2021.
O livro Alfabetização e idosos - um tema urgente no Brasil, de autoria de Kátia Abreu e Maria Carlota Rosa, chega em boa hora. Organizado em 18 (dezoito) capítulos, a obra retoma temas atinentes a sistemas de escrita, à aprendizagem da leitura, dentre outros importantes. Focaliza a EJA (Educação de Jovens e Adultos) como meio de alfabetização previsto pelo sistema educacional brasileiro e dá especial ênfase à população de idosos.
Références
ABREU, Katia; ROSA, Maria Carlota. Alfabetização e idosos- um tema urgente no Brasil. São Paulo: Parábola Editorial, 2022.
ALVES, Eliana Maria Sarreta. O conhecimento prévio do aluno da EJA em questão. IN: BORTONI-RICARDO, Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro (Orgs.). Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola Editorial, 2013, pp. 179-199.
BENÍCIO, Miliane Nogueira Magalhães. Escrita e processos de letramento: construindo inter-relações entre conhecimento sistematizado e práticas sociais letradas. Universidade de Brasília – UnB, Faculdade de Educação. Programa de Pós--Graduação em Educação, 2007, acessível em http://forumeja.org.br/df/sites/forumeja.org.br.df/files/Dissertacao_miliane.nogueira.pdf
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Português Brasileiro- A língua que falamos.São Paulo: Parábola Editorial, 2021.
CARVALHO, Marcos; MOLLICA, Maria Cecilia. Retextualização no sistema prisional. IN: FERNANDES LIMA, Alcides; NASCIMENTO, Maria de Fatima (Org.). Pesquisa, ensino e formação docente. Experiências do PROFLETRAS-UFPA. São Paulo: Pontes Editores, 2018, v. 2, pp 15-49.
DELL´ISOLA. R.L.P. Retextualização de Gêneros Escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
MOLLICA, Maria Cecilia; LEAL, Marisa. Letramento em EJA. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
MOLLICA, Maria Cecilia; BATISTA, Hadinei; FERNANDES, Mariana; QUADRIO, Andreia. Do analfabetismo à violência: contribuições da Ciência da Linguagem. São Paulo: Contexto Editora, 2020.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).