EJA E IDOSOS: CAMINHOS DE INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n1a52954Keywords:
EJA, Alfabetização, IdososAbstract
Resenha
ABREU, Kátia; ROSA, Maria Carlota. Alfabetização e idosos- um tema urgente no Brasil. São Paulo: Parábola Editorial, 2021.
O livro Alfabetização e idosos - um tema urgente no Brasil, de autoria de Kátia Abreu e Maria Carlota Rosa, chega em boa hora. Organizado em 18 (dezoito) capítulos, a obra retoma temas atinentes a sistemas de escrita, à aprendizagem da leitura, dentre outros importantes. Focaliza a EJA (Educação de Jovens e Adultos) como meio de alfabetização previsto pelo sistema educacional brasileiro e dá especial ênfase à população de idosos.
References
ABREU, Katia; ROSA, Maria Carlota. Alfabetização e idosos- um tema urgente no Brasil. São Paulo: Parábola Editorial, 2022.
ALVES, Eliana Maria Sarreta. O conhecimento prévio do aluno da EJA em questão. IN: BORTONI-RICARDO, Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro (Orgs.). Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola Editorial, 2013, pp. 179-199.
BENÍCIO, Miliane Nogueira Magalhães. Escrita e processos de letramento: construindo inter-relações entre conhecimento sistematizado e práticas sociais letradas. Universidade de Brasília – UnB, Faculdade de Educação. Programa de Pós--Graduação em Educação, 2007, acessível em http://forumeja.org.br/df/sites/forumeja.org.br.df/files/Dissertacao_miliane.nogueira.pdf
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Português Brasileiro- A língua que falamos.São Paulo: Parábola Editorial, 2021.
CARVALHO, Marcos; MOLLICA, Maria Cecilia. Retextualização no sistema prisional. IN: FERNANDES LIMA, Alcides; NASCIMENTO, Maria de Fatima (Org.). Pesquisa, ensino e formação docente. Experiências do PROFLETRAS-UFPA. São Paulo: Pontes Editores, 2018, v. 2, pp 15-49.
DELL´ISOLA. R.L.P. Retextualização de Gêneros Escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
MOLLICA, Maria Cecilia; LEAL, Marisa. Letramento em EJA. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
MOLLICA, Maria Cecilia; BATISTA, Hadinei; FERNANDES, Mariana; QUADRIO, Andreia. Do analfabetismo à violência: contribuições da Ciência da Linguagem. São Paulo: Contexto Editora, 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).