A leitura em sala de aula: uma abordagem discursiva

Autores

  • Elisane Pinto da Silva Machado de Lima IFSul - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Alexandre Kerson de Abreu IFSul - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5359

Resumo

Neste trabalho, apresentamos um estudo, na perspectiva da Análise de Discurso, sobre a questão da leitura, envolvendo a atividade de interpretação de texto em sala de aula. Nosso objetivo é mostrar que, para além do gesto de leitura realizado pelo sujeito-professor, há outros gestos de leitura possíveis realizados pelo sujeito-aluno (leitor) em virtude de que sua constituição sócio- -histórica pode ser diferente daquela do sujeito-professor e que o trabalho de leitura em sala de aula deve considerar tal fato. É preciso, pois, trabalharmos com a dicotomia leitor ideal e leitor real, considerando o trabalho discursivo da leitura, em que o sujeito-leitor não trabalha extraindo sentidos daquilo que lê, dado que os sentidos não estão prontos, mas produzindo sentidos sobre aquilo que lê.

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Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigos