A leitura em sala de aula: uma abordagem discursiva
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5359Abstract
Neste trabalho, apresentamos um estudo, na perspectiva da Análise de Discurso, sobre a questão da leitura, envolvendo a atividade de interpretação de texto em sala de aula. Nosso objetivo é mostrar que, para além do gesto de leitura realizado pelo sujeito-professor, há outros gestos de leitura possíveis realizados pelo sujeito-aluno (leitor) em virtude de que sua constituição sócio- -histórica pode ser diferente daquela do sujeito-professor e que o trabalho de leitura em sala de aula deve considerar tal fato. É preciso, pois, trabalharmos com a dicotomia leitor ideal e leitor real, considerando o trabalho discursivo da leitura, em que o sujeito-leitor não trabalha extraindo sentidos daquilo que lê, dado que os sentidos não estão prontos, mas produzindo sentidos sobre aquilo que lê.Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).