A leitura em sala de aula: uma abordagem discursiva

Authors

  • Elisane Pinto da Silva Machado de Lima IFSul - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Alexandre Kerson de Abreu IFSul - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5359

Abstract

Neste trabalho, apresentamos um estudo, na perspectiva da Análise de Discurso, sobre a questão da leitura, envolvendo a atividade de interpretação de texto em sala de aula. Nosso objetivo é mostrar que, para além do gesto de leitura realizado pelo sujeito-professor, há outros gestos de leitura possíveis realizados pelo sujeito-aluno (leitor) em virtude de que sua constituição sócio- -histórica pode ser diferente daquela do sujeito-professor e que o trabalho de leitura em sala de aula deve considerar tal fato. É preciso, pois, trabalharmos com a dicotomia leitor ideal e leitor real, considerando o trabalho discursivo da leitura, em que o sujeito-leitor não trabalha extraindo sentidos daquilo que lê, dado que os sentidos não estão prontos, mas produzindo sentidos sobre aquilo que lê.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-12-19

Issue

Section

Artigos