Ensino de leitura na perspectiva do texto como evento: o desafio de fazer emergir o sentido
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5360Resumo
A Linguística Textual, como ciência multidisciplinar, exibe um histórico que reflete as mudan- ças conceituais sofridas por outras disciplinas com as quais estabelece interface, como a Filosofia da Linguagem e as Ciências da Cognição. O texto, seu objeto natural de estudo, inicialmente visto como matéria linguística que apenas transpunha as fronteiras frásticas, ocupa atualmente o status de evento comunicativo que envolve, além da materialidade multimodal, aspectos sociocognitivos. Neste trabalho, refletimos sobre uma questão que entendemos estar ligada a essa visão de texto e que, segundo nos parece, é quase sempre negligenciada nas atividades didáticas de língua materna. Assumindo a tese de que conceber o texto como um evento implica percebê- -lo como realidade dinâmica, dependente de cada “atualização”, que tem na instabilidade de sentidos um dos elementos constitutivos, tentamos demonstrar, por meio de um relato de experiência, que quando se trata do ensino de língua materna, atividades focadas na aprendizagem como cognição situada e incorporada condizem com essa concepção movente de texto e contribuem para que de fato o sentido se construa na interação. Para comprovar essa ideia, apresentamos um breve relato de experiência envolvendo cinco alunos do CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos), participantes de um curso de interpretação textual. Os resultados, expressos nas respostas escritas e orais dos participantes às questões condutivas, bem como em seus comentários no diário de bordo, sugerem que o metatexto didático (questões condutivas e discurso do professor) teve papel preponderante na construção de sentidos pelos alunos.Downloads
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