Ensino de leitura na perspectiva do texto como evento: o desafio de fazer emergir o sentido
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5360Abstract
A Linguística Textual, como ciência multidisciplinar, exibe um histórico que reflete as mudan- ças conceituais sofridas por outras disciplinas com as quais estabelece interface, como a Filosofia da Linguagem e as Ciências da Cognição. O texto, seu objeto natural de estudo, inicialmente visto como matéria linguística que apenas transpunha as fronteiras frásticas, ocupa atualmente o status de evento comunicativo que envolve, além da materialidade multimodal, aspectos sociocognitivos. Neste trabalho, refletimos sobre uma questão que entendemos estar ligada a essa visão de texto e que, segundo nos parece, é quase sempre negligenciada nas atividades didáticas de língua materna. Assumindo a tese de que conceber o texto como um evento implica percebê- -lo como realidade dinâmica, dependente de cada “atualização”, que tem na instabilidade de sentidos um dos elementos constitutivos, tentamos demonstrar, por meio de um relato de experiência, que quando se trata do ensino de língua materna, atividades focadas na aprendizagem como cognição situada e incorporada condizem com essa concepção movente de texto e contribuem para que de fato o sentido se construa na interação. Para comprovar essa ideia, apresentamos um breve relato de experiência envolvendo cinco alunos do CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos), participantes de um curso de interpretação textual. Os resultados, expressos nas respostas escritas e orais dos participantes às questões condutivas, bem como em seus comentários no diário de bordo, sugerem que o metatexto didático (questões condutivas e discurso do professor) teve papel preponderante na construção de sentidos pelos alunos.Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).