Proposta pedagógica e reflexão: contribuindo para o ensino-aprendizagem de leitura em aulas de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5361Resumo
Tendo em vista que muitos estudantes apresentam dificuldades de ler um texto e compreender os sentidos que estão além do código e que é comum ouvir que os alunos não gostam de ler (ou não sabem ler), objetivou-se, neste trabalho, apresentar uma unidade de aprendizagem para o ensino-aprendizagem de leitura na aula de Língua Portuguesa (LP) da escola básica. Esta pesquisa amparou-se em pressupostos da abordagem sócio-histórica bakhtiniana para embasar conceitos relacionados a gêneros do discurso, texto e compreensão. Com relação à metodologia, elaborou-se um projeto, dirigido a profissionais de LP, propondo uma unidade de aprendizagem com atividades de compreensão leitora com intuito de mobilizar o ensino de leitura levando em consideração a língua como interação social, mediadora das relações humanas, o texto como objeto repleto de significados, em que as palavras possuem um elo de valor ideológico, e o aprendiz como protagonista. Para a elaboração da unidade de aprendizagem, o foco esteve na leitura e compreensão a partir do tema informática e suas tecnologias, ofertando atividades advindas de diferentes gêneros discursivos e priorizando a leitura como interação social, visando com isso à formação de leitores proficientes e eficazes, defendendo o estudante como protagonista do seu aprendizado. A unidade foi aplicada com uma turma de 7º ano de uma escola municipal de Bagé (RS). Como resultado da implementação do projeto, apesar de algumas dificuldades encontradas, foi possível contribuir para que os alunos se tornassem leitores autônomos, reflexivos e críticos, aprendendo a se posicionarem diante dos textos, aceitando ou refutando as informações lidas e interpretadas.Downloads
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