Proposta pedagógica e reflexão: contribuindo para o ensino-aprendizagem de leitura em aulas de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5361Abstract
Tendo em vista que muitos estudantes apresentam dificuldades de ler um texto e compreender os sentidos que estão além do código e que é comum ouvir que os alunos não gostam de ler (ou não sabem ler), objetivou-se, neste trabalho, apresentar uma unidade de aprendizagem para o ensino-aprendizagem de leitura na aula de Língua Portuguesa (LP) da escola básica. Esta pesquisa amparou-se em pressupostos da abordagem sócio-histórica bakhtiniana para embasar conceitos relacionados a gêneros do discurso, texto e compreensão. Com relação à metodologia, elaborou-se um projeto, dirigido a profissionais de LP, propondo uma unidade de aprendizagem com atividades de compreensão leitora com intuito de mobilizar o ensino de leitura levando em consideração a língua como interação social, mediadora das relações humanas, o texto como objeto repleto de significados, em que as palavras possuem um elo de valor ideológico, e o aprendiz como protagonista. Para a elaboração da unidade de aprendizagem, o foco esteve na leitura e compreensão a partir do tema informática e suas tecnologias, ofertando atividades advindas de diferentes gêneros discursivos e priorizando a leitura como interação social, visando com isso à formação de leitores proficientes e eficazes, defendendo o estudante como protagonista do seu aprendizado. A unidade foi aplicada com uma turma de 7º ano de uma escola municipal de Bagé (RS). Como resultado da implementação do projeto, apesar de algumas dificuldades encontradas, foi possível contribuir para que os alunos se tornassem leitores autônomos, reflexivos e críticos, aprendendo a se posicionarem diante dos textos, aceitando ou refutando as informações lidas e interpretadas.Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).