Língua portuguesa e ensino: estudos e ancoragens para a constituição do aluno-autor

Autores

  • Leila Figueiredo de Barros UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria Hermínia Cordeiro Vieira UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5365

Resumo

Este artigo configura-se como uma reflexão sobre o ensino de língua materna com foco no processo autoral, no qual os alunos alçam-se como autores de seus próprios textos. Ancoradas principalmente nos conceitos de Bakhtin (1919,1924, 1929), Possenti (2002) e dialogando com o discurso oficial (PCNLP, OCEM, MEC), buscamos os estudos e ancoragens necessários para a constituição do aluno-autor. Para isso, levantamos algumas das problemáticas do ensino considerado tradicional de Língua Portuguesa, como o texto visto como objeto de uso, mas não como material de língua viva de ensino. Abordamos também a virada paradigmática experienciada a partir da ado- ção dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, que vêm proporcionando uma prática educacional sociossituada, na qual os alunos compreendem a importância da situação de produção para uma participação mais autônoma nas diferentes situações de interlocução, a fim de que eles, ao produzirem um texto, pudessem se assumir como autores do seu próprio dizer

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Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigos