Língua portuguesa e ensino: estudos e ancoragens para a constituição do aluno-autor
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5365Abstract
Este artigo configura-se como uma reflexão sobre o ensino de língua materna com foco no processo autoral, no qual os alunos alçam-se como autores de seus próprios textos. Ancoradas principalmente nos conceitos de Bakhtin (1919,1924, 1929), Possenti (2002) e dialogando com o discurso oficial (PCNLP, OCEM, MEC), buscamos os estudos e ancoragens necessários para a constituição do aluno-autor. Para isso, levantamos algumas das problemáticas do ensino considerado tradicional de Língua Portuguesa, como o texto visto como objeto de uso, mas não como material de língua viva de ensino. Abordamos também a virada paradigmática experienciada a partir da ado- ção dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, que vêm proporcionando uma prática educacional sociossituada, na qual os alunos compreendem a importância da situação de produção para uma participação mais autônoma nas diferentes situações de interlocução, a fim de que eles, ao produzirem um texto, pudessem se assumir como autores do seu próprio dizerDownloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).