A prática de análise linguística no livro didático: atividade de reflexão sobre a linguagem

Autores

  • Silviane Aparecida de Freitas UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Geraldo José da Silva

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5371

Resumo

Nesta pesquisa, teve-se o objetivo de mobilizar reflexões sobre a importância da prática de análise linguística para ampliar a capacidade de leitura e escrita do estudante em formação. Assim sendo, fez-se um levantamento em textos didático-científicos, objetivando verificar as concep- ções teóricas que subsidiam a prática de análise linguística, assim como analisou-se um livro di dático, com o fito de verificar como as concepções de análise linguística são apresentadas. Após análise desse manual didático, constatou-se a presença de iniciativas de se levar o aluno a refletir sobre os usos linguísticos, a analisar um texto levando em consideração a construção do sentido. Também encontrarmos outras atividades superficiais sem fazer ligação com o uso linguístico.

Downloads

Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigos