A prática de análise linguística no livro didático: atividade de reflexão sobre a linguagem
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5371Resumo
Nesta pesquisa, teve-se o objetivo de mobilizar reflexões sobre a importância da prática de análise linguística para ampliar a capacidade de leitura e escrita do estudante em formação. Assim sendo, fez-se um levantamento em textos didático-científicos, objetivando verificar as concep- ções teóricas que subsidiam a prática de análise linguística, assim como analisou-se um livro di dático, com o fito de verificar como as concepções de análise linguística são apresentadas. Após análise desse manual didático, constatou-se a presença de iniciativas de se levar o aluno a refletir sobre os usos linguísticos, a analisar um texto levando em consideração a construção do sentido. Também encontrarmos outras atividades superficiais sem fazer ligação com o uso linguístico.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).