A prática de análise linguística no livro didático: atividade de reflexão sobre a linguagem
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5371Abstract
Nesta pesquisa, teve-se o objetivo de mobilizar reflexões sobre a importância da prática de análise linguística para ampliar a capacidade de leitura e escrita do estudante em formação. Assim sendo, fez-se um levantamento em textos didático-científicos, objetivando verificar as concep- ções teóricas que subsidiam a prática de análise linguística, assim como analisou-se um livro di dático, com o fito de verificar como as concepções de análise linguística são apresentadas. Após análise desse manual didático, constatou-se a presença de iniciativas de se levar o aluno a refletir sobre os usos linguísticos, a analisar um texto levando em consideração a construção do sentido. Também encontrarmos outras atividades superficiais sem fazer ligação com o uso linguístico.Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).