A produção de textos em fóruns de atividades do Ava Moodle

Autores

  • Morgana Soares da Silva UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5375

Resumo

Este trabalho objetiva apontar as possibilidades dos fóruns de atividades para a produção textual em ambiente virtual de aprendizagem, enfocando as ferramentas do Moodle utilizadas em disciplinas do Curso de Licenciatura em Letras a Distância da UFPE. Esta investigação é relevante por trazer à luz novas formas de ensinar e de aprender a produção de textos a distância. Metodologicamente, procedemos a uma pesquisa qualitativa embasada teoricamente na Linguística Aplicada, na Linguística Textual e em estudos sobre educação a distância, ambiente virtual de aprendizagem, hipertexto e virtualidade. Constatamos como potencialidades didático-metodológicas dos fóruns de atividades: a socialização do conhecimento e da avaliação; o registro do processo de construção do conhecimento, principalmente das diversas versões do mesmo texto; a oportunidade da aprendizagem colaborativa e a intensidade do uso da escrita.

Downloads

Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigos