A produção de textos em fóruns de atividades do Ava Moodle
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5375Abstract
Este trabalho objetiva apontar as possibilidades dos fóruns de atividades para a produção textual em ambiente virtual de aprendizagem, enfocando as ferramentas do Moodle utilizadas em disciplinas do Curso de Licenciatura em Letras a Distância da UFPE. Esta investigação é relevante por trazer à luz novas formas de ensinar e de aprender a produção de textos a distância. Metodologicamente, procedemos a uma pesquisa qualitativa embasada teoricamente na Linguística Aplicada, na Linguística Textual e em estudos sobre educação a distância, ambiente virtual de aprendizagem, hipertexto e virtualidade. Constatamos como potencialidades didático-metodológicas dos fóruns de atividades: a socialização do conhecimento e da avaliação; o registro do processo de construção do conhecimento, principalmente das diversas versões do mesmo texto; a oportunidade da aprendizagem colaborativa e a intensidade do uso da escrita.Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).