A Normatização Gráfica no Brasil Imperial a Partir de Gramáticas Racionalistas

Autores

  • Alexandre Xavier Lima Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3159-270X

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2023.v25n1a58369

Resumo

O presente trabalho estuda a normatização gráfica do Brasil imperial, a partir dos grafemas etimológicos prescritos no Compendio da Grammatica da Lingua Nacional (1835) de Antonio Alvares Pereira Coruja. Considerando os pressupostos da História das Ideias Linguísticas, que investiga a construção do saber linguístico como forma de instrumentalizar a língua, o objetivo é verificar a inserção do princípio etimológico nas prescrições capazes de formar e sistematizar modelos de erudição gráfica. A comparação com outras obras do período racionalista e com obras do período científico aponta para a vitalidade de uma tradição de escrita, que se intensifica na virada do século XIX.

Biografia do Autor

Alexandre Xavier Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Bacharel e Licenciado em Português-Literaturas (2007), Mestre (2010) e Doutor (2014) em Letras (Letras Vernáculas / Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua nas áreas de Crítica Textual, Historiografia Linguística, Linguística Histórica e Ensino. Faz parte do Projeto Nacional Para a História do Português Brasileiro (PHPB), colaborando na construção de corpora e refletindo sobre a pesquisa em acervos. Integra o grupo de pesquisa A Gramatização no Brasil: Língua e Construção da Nacionalidade: 1820 a 1930. Nesse grupo, investiga a formação do pensamento gramatical brasileiro e seu impacto no ensino entre o Império e a República, em obras gramaticais de valor sócio-histórico presentes no acervo da Fundação Biblioteca Nacional. Faz parte do Projeto de extensão Filologia e Sociedade: Memória e Identidade da Faculdade de Letras da UFRJ. Nesse projeto, incentiva e orienta novos talentos para o trabalho de Crítica Textual, sobretudo, na investigação de textos literários nas páginas dos jornais oitocentistas. Tem experiência docente na rede particular de ensino, nas redes municipais do Rio de Janeiro e de Nova Iguaçu, na rede estadual e na graduação da Faculdade de Letras da UFRJ. Atualmente é Professor Adjunto nível 2 do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-Uerj); nessa instituição, vem se dedicando ao estudo e à aplicação de metodologias voltadas para o ensino da língua materna, seja para o atendimento ao ensino básico, seja para formar novos docentes. Da sua experiência docente, tem refletido sobre o processo de escolarização da literatura, fazendo parte do grupo de pesquisa EnLIJ, Encontros com a Literatura Infantil/Juvenil: ficção, teorias e práticas; e do projeto Literatura Infantojuvenil e Letramento. Destaca-se, inclusive, a sua participação na Comissão de Avaliadores de Obra Literárias - PNLD 2018 e PNLD 2020. Tem pesquisado sobre os multiletramentos a partir de gêneros do cotidiano. Por isso, desde 2018, coordena o projeto de extensão Jornal na Escola, que propõe o desenvolvimento de habilidades discursivas e a integração entre escola e comunidade por meio da produção de jornal escolar. Por essa iniciativa, passou a integrar o grupo de pesquisa LEDEN - Linguagem e Educação: Ensino e Ciência, voltado para ações transdisciplinares que aproximem ensino e tecnologias. Coordena também o projeto de pesquisa Os Gêneros Jornalísticos em Práticas Pedagógicas, mapeando e subsidiando ações docentes a partir do trabalho com o texto. Paralelamente, é coordenador de editoração do selo editorial do CAp-Uerj / NEPE, responsável pela implementação das linhas editoriais que incentivam a circulação de conhecimento; e pela criação do projeto de extensão Práticas de Editoração ao Alcance que visa orientar autores sobre os caminhos da publicação e divulgação de obras acadêmicas. Além disso, tem apresentado trabalhos em vários simpósios, seminários e congressos, por onde procura divulgar sua experiência com a edição de folhetins oitocentistas, a inserção de escritores brasileiros através do rótulo Folhetim, a gramatização nos oitocentos e as estratégias de letramento literário a partir de gêneros jornalísticos. alexandrexl@gmail.com

Certificado pelo autor em 16/02/2023.

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Publicado

2024-10-15

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier