A Normatização Gráfica no Brasil Imperial a Partir de Gramáticas Racionalistas

Auteurs-es

  • Alexandre Xavier Lima Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3159-270X

DOI :

https://doi.org/10.35520/diadorim.2023.v25n1a58369

Résumé

O presente trabalho estuda a normatização gráfica do Brasil imperial, a partir dos grafemas etimológicos prescritos no Compendio da Grammatica da Lingua Nacional (1835) de Antonio Alvares Pereira Coruja. Considerando os pressupostos da História das Ideias Linguísticas, que investiga a construção do saber linguístico como forma de instrumentalizar a língua, o objetivo é verificar a inserção do princípio etimológico nas prescrições capazes de formar e sistematizar modelos de erudição gráfica. A comparação com outras obras do período racionalista e com obras do período científico aponta para a vitalidade de uma tradição de escrita, que se intensifica na virada do século XIX.

Biographie de l'auteur-e

Alexandre Xavier Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Bacharel e Licenciado em Português-Literaturas (2007), Mestre (2010) e Doutor (2014) em Letras (Letras Vernáculas / Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua nas áreas de Crítica Textual, Historiografia Linguística, Linguística Histórica e Ensino. Faz parte do Projeto Nacional Para a História do Português Brasileiro (PHPB), colaborando na construção de corpora e refletindo sobre a pesquisa em acervos. Integra o grupo de pesquisa A Gramatização no Brasil: Língua e Construção da Nacionalidade: 1820 a 1930. Nesse grupo, investiga a formação do pensamento gramatical brasileiro e seu impacto no ensino entre o Império e a República, em obras gramaticais de valor sócio-histórico presentes no acervo da Fundação Biblioteca Nacional. Faz parte do Projeto de extensão Filologia e Sociedade: Memória e Identidade da Faculdade de Letras da UFRJ. Nesse projeto, incentiva e orienta novos talentos para o trabalho de Crítica Textual, sobretudo, na investigação de textos literários nas páginas dos jornais oitocentistas. Tem experiência docente na rede particular de ensino, nas redes municipais do Rio de Janeiro e de Nova Iguaçu, na rede estadual e na graduação da Faculdade de Letras da UFRJ. Atualmente é Professor Adjunto nível 2 do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-Uerj); nessa instituição, vem se dedicando ao estudo e à aplicação de metodologias voltadas para o ensino da língua materna, seja para o atendimento ao ensino básico, seja para formar novos docentes. Da sua experiência docente, tem refletido sobre o processo de escolarização da literatura, fazendo parte do grupo de pesquisa EnLIJ, Encontros com a Literatura Infantil/Juvenil: ficção, teorias e práticas; e do projeto Literatura Infantojuvenil e Letramento. Destaca-se, inclusive, a sua participação na Comissão de Avaliadores de Obra Literárias - PNLD 2018 e PNLD 2020. Tem pesquisado sobre os multiletramentos a partir de gêneros do cotidiano. Por isso, desde 2018, coordena o projeto de extensão Jornal na Escola, que propõe o desenvolvimento de habilidades discursivas e a integração entre escola e comunidade por meio da produção de jornal escolar. Por essa iniciativa, passou a integrar o grupo de pesquisa LEDEN - Linguagem e Educação: Ensino e Ciência, voltado para ações transdisciplinares que aproximem ensino e tecnologias. Coordena também o projeto de pesquisa Os Gêneros Jornalísticos em Práticas Pedagógicas, mapeando e subsidiando ações docentes a partir do trabalho com o texto. Paralelamente, é coordenador de editoração do selo editorial do CAp-Uerj / NEPE, responsável pela implementação das linhas editoriais que incentivam a circulação de conhecimento; e pela criação do projeto de extensão Práticas de Editoração ao Alcance que visa orientar autores sobre os caminhos da publicação e divulgação de obras acadêmicas. Além disso, tem apresentado trabalhos em vários simpósios, seminários e congressos, por onde procura divulgar sua experiência com a edição de folhetins oitocentistas, a inserção de escritores brasileiros através do rótulo Folhetim, a gramatização nos oitocentos e as estratégias de letramento literário a partir de gêneros jornalísticos. alexandrexl@gmail.com

Certificado pelo autor em 16/02/2023.

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Publié-e

2024-10-15

Numéro

Rubrique

Dossiê de Língua/Language Dossier