PEDAGOGIA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NAS TAREFAS DE UM CURSO ON-LINE DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n1a39459

Schlagworte:

Pedagogia da variação linguística, Material didático, Português como Língua Adicional.

Abstract

O presente trabalho propõe-se a analisar as tarefas do Curso de Espanhol e Português para Intercâmbio (CEPI), especificamente o curso de Português como Língua Adicional, um curso on-line direcionado para intercambistas que estudarão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A análise realizada busca responder os seguintes questionamentos: (a) Quais aspectos da variação linguística são abordados nas tarefas do CEPI? (b) Como a variação linguística é abordada nas tarefas pedagógicas do CEPI? Para tanto, está pautada em princípios norteadores, organizados com base nas reflexões teóricas feitas a partir dos pressupostos da Pedagogia da Variação Linguística abordados especialmente por Zilles e Faraco (2015). Diante de tais aspectos, tem-se como finalidade, com base na análise do material didático da primeira edição do curso, refletir sobre a presença dos pressupostos da Pedagogia da Variação Linguística na construção de tarefas pedagógicas e se elas operacionalizam os pressupostos teóricos aqui adotados. Faz-se necessário ressaltar que as tarefas pedagógicas do CEPI não têm como base teórica as premissas da Pedagogia da Variação Linguística, no entanto, acredita-se que interfaces podem ser estabelecidas tendo em vista, principalmente, a visão de língua adotada no curso. A partir da análise realizada no decorrer deste trabalho é possível afirmar que algumas tarefas pertencentes às unidades um, dois e três contemplam aspectos da Pedagogia da Variação Linguística, especialmente em relação às dimensões da variação, em considerar a língua como um sistema heterogêneo. Além disso, apesar da variação linguística não ser o tema central das tarefas, há a preocupação em fazer com que o aluno tenha contato com as diferentes mobilizações de linguagem que são pertencentes ao gênero a partir do qual a tarefa é estruturada, concebendo assim a noção de que linguagem e práticas sociais são indissociáveis, ressaltando a importância de um trabalho pautado nas concepções da Pedagogia da Variação Linguística.

Autor/innen-Biografie

Fiama Aparecida Vanz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Linguística Aplicada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Linguagens e Tecnologias na Educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Letras: Português, Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo.

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Veröffentlicht

2021-06-30

Ausgabe

Rubrik

Dossiê de Língua/Language Dossier