PEDAGOGIA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NAS TAREFAS DE UM CURSO ON-LINE DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL

Авторы

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n1a39459

Ключевые слова:

Pedagogia da variação linguística, Material didático, Português como Língua Adicional.

Аннотация

O presente trabalho propõe-se a analisar as tarefas do Curso de Espanhol e Português para Intercâmbio (CEPI), especificamente o curso de Português como Língua Adicional, um curso on-line direcionado para intercambistas que estudarão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A análise realizada busca responder os seguintes questionamentos: (a) Quais aspectos da variação linguística são abordados nas tarefas do CEPI? (b) Como a variação linguística é abordada nas tarefas pedagógicas do CEPI? Para tanto, está pautada em princípios norteadores, organizados com base nas reflexões teóricas feitas a partir dos pressupostos da Pedagogia da Variação Linguística abordados especialmente por Zilles e Faraco (2015). Diante de tais aspectos, tem-se como finalidade, com base na análise do material didático da primeira edição do curso, refletir sobre a presença dos pressupostos da Pedagogia da Variação Linguística na construção de tarefas pedagógicas e se elas operacionalizam os pressupostos teóricos aqui adotados. Faz-se necessário ressaltar que as tarefas pedagógicas do CEPI não têm como base teórica as premissas da Pedagogia da Variação Linguística, no entanto, acredita-se que interfaces podem ser estabelecidas tendo em vista, principalmente, a visão de língua adotada no curso. A partir da análise realizada no decorrer deste trabalho é possível afirmar que algumas tarefas pertencentes às unidades um, dois e três contemplam aspectos da Pedagogia da Variação Linguística, especialmente em relação às dimensões da variação, em considerar a língua como um sistema heterogêneo. Além disso, apesar da variação linguística não ser o tema central das tarefas, há a preocupação em fazer com que o aluno tenha contato com as diferentes mobilizações de linguagem que são pertencentes ao gênero a partir do qual a tarefa é estruturada, concebendo assim a noção de que linguagem e práticas sociais são indissociáveis, ressaltando a importância de um trabalho pautado nas concepções da Pedagogia da Variação Linguística.

Биография автора

Fiama Aparecida Vanz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Linguística Aplicada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Linguagens e Tecnologias na Educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Letras: Português, Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo.

Библиографические ссылки

ABELEDO, M. L. Uma compreensão etnometodológica da aprendizagem de língua estrangeira na fala-em-interação de sala de aula. Porto Alegre. Tese de Doutorado em Letras, Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008.

ALKMIN, T. M. Sociolinguística: parte I. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (Orgs.). Introdução à Linguística: domínios e fronteira. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2008, v. 1. p. 21-47.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. BEZZERA, Paulo (trad). São Paulo: Editora 34, 2016.

BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolingüística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.

BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística & educação. São Paulo: Parábola, 2005.

BULLA, G. S. Relações entre design educacional, atividade e ensino de português como língua adicional em ambientes digitais. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

BULLA, G.S.; GARGIULO, H.; SCHLATTER, M. Organización general de materiales didácticos para la enseñanza online de las lenguas: el caso del Curso de Español Portugués para el Intercambio (CEPI). In: JORNADAS INTERNACIONALES DE TECNOLOGÍAS APLICADAS A LA ENSEÑANZA, 2., 2009, Córdoba. Anais II Jornadas Internacionales de Tecnologías aplicadas a la enseñanza. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2009. p. 1-12. CD-ROM

BULLA, G.S.; SCHLATTER, M. Relatório Avaliativo – Organização de materiais do CEPI/UFRGS para o Programa IsF-Português para Estrangeiros, 2019, no prelo.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Brasília: MEC/SEF, 1998. 106 p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação Superior. Manual do

Exame Celpe-Bras. Brasília: MEC/SESu, 2011. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/outras_acoes/celpe_bras/outros_documentos/manuais_e_guias/2011/manual_do_examinando_2011-2.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 19 abr. 2021.

CLARK, H. Language use. In: CLARK, H. Using language. Cambridge: Cambridge University Press, 1996. p. 3-25. [Clark, H. (2000). O uso da linguagem. Cadernos de Tradução do Instituto de Letras UFRGS, 9: 49-71].

COELHO, I. L. Et. al. Sociolinguística. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2012. Disponível em: < https://ppglin.posgrad.ufsc.br/files/2013/04/Sociolingu%C3%ADstica_UFSC.pdf>. Acesso em: 19 abr. 2021.

CYRANKA, L. F. M. A Pedagogia da Variação Linguística é possível? In: ZILLES, A. M. S.; FARACO, C. A. (orgs.). Pedagogia da Variação Linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo: Parábola, 2015.

ECKERT, P. Variation and the indexical field. Journal of Sociolinguistics, v. 12, n. 3, p. 453476, 2008.

ERICKSON, F. Transformation and School Success. In: Antrophology and Education Quarterly. v. 8, n. 4, 1987, p. 355-56.

FARACO, C. A. Ensinar X não ensinar gramática: ainda cabe esta questão? Calidoscópio, São Leopoldo (RS), v. 04, n. 01, 2003.

FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.

FARACO, C. A. Norma culta brasileira: construção e ensino. In: ZILLES, A. M. S.; FARACO, C. A. (orgs.). Pedagogia da Variação Linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo: Parábola, 2015.

FLECK, L. S. Por uma Pedagogia da Variação Linguística: o ensino dos pronomes pessoais

na perspectiva sociolinguística. Bagé: UNIPAMPA, 2016. Dissertação. (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) do Programa de Pós-graduação em Ensino de Línguas, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Bagé, 2016.

GONZÁLES, C.A. Práticas pedagógicas em uma perspectiva de Pedagogia da Variação Linguística. São Leopoldo: UNISINOS, 2018. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, São Leopoldo, 2018.

MENDES, E. O conceito de língua em perspectiva histórica: reflexos no ensino e na formação de professores de português. In: LOBO, Tânia et alii. Linguística histórica, história das línguas e outras histórias. Salvador-BA: EDUFBA, 2012

MENDOZA-DENTON, N. Homegirls: language and cultural practice among latina youth gangs. Oxford: Blackwell, 2008.

REDDY, M. J. The conduit metaphor: a case of frame conflict in our language about language. In: ORTONY, Anthony (Ed.), Metaphor and Thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1979. p. 164-201.

SCHERER, E. Heranças de um país “monolíngue”. Cadernos do CEOM - Histórias Locais e Imaginário Social, a. 27, n. 40, 2014, p. 85 – 101.

SCHLATTER, M.; GARCEZ, P. M. Línguas adicionais (Espanhol e Inglês). In: RIO GRANDE DO SUL, Referenciais curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: linguagens, códigos e suas tecnologias. Secretaria de Estado da Educação, Porto Alegre, 2009.

SIMÕES L. J. et al. Leitura e autoria: planejamento em Língua Portuguesa e Literatura. 1. ed.

Erechim: Edelbra, 2012.

VANZ, F. A. Variação linguística: uma perspectiva da sociolinguística educacional. Passo Fundo: UPF, 2014. Monografia (Licenciatura em Letras: Português, Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade de Passo Fundo, UPF, Passo Fundo, 2014.

VANZ, F. A.; DIEDRICH, M. S. Variação linguística: uma perspectiva da sociolinguística educacional. Revista Línguas e Letras. v. 17, n. 37. 2016. p. 19 – 36. Disponível em: < http://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/12714>. Acesso em 20 ago. 2019.

VYGOTSKY, L. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Опубликован

2021-06-30

Выпуск

Раздел

Dossiê de Língua/Language Dossier